13 destaques do rock em 2021

Sim, por incrível que pareça tivemos coisas boas neste ano, pelo menos no campo cultural. São álbuns que marcaram não só 2021, como certamente entrarão para a história, artistas revelação nacionais e internacionais, além de fatos que contribuiram para mudar o curso da indústria musical - wowwww!!!

Não sou exatamente um fã de listas, até porque acredito que botar um tanto de gente talentosa pra disputar o ego de um ou dois editores é um tanto quanto cruel e inútil. No entanto, até por questão documental, uma listinha ou outra se faz necessário, ainda mais quando o ROCK foi tão subestimado em praticamente todas as listagens mais badaladas pela cena Brasil afora.

Os nomes que vocês verão a seguir foram elencados por um misto de apuro técnico e apreço pessoal (sempre duvide de quem fala que uma lista surge apenas de um ou de outro lado)! São artistas que, acredito, vieram e estão aí para fazer a diferença no mundo, com canções corajosas, irreverentes e apaixonadas, que é o que o rock de hoje, estraçalhado pela imensidão de covers e posturas reaças, deveria ser.

Preparados?

ÁLBUM DE ROCK MINEIRO

1- Ancestral Diva - "Ancestral Diva"

Em total conexão com o momento pelo qual o MUNDO passa, o Ancestral Diva manda um alô para o Maneskin com seu stoner rock lascivo, multigênero e contestador.

 2- Devise - "Depois de abrir os olhos

Esses souberam fazer bem o dever de casa, entregando uma coletânea de singles e músicas novas que são um oásis (com o perdão do trocadilho) para quem reconhece a importância do Britpop para a cultura mundial até hoje. Valeu, Devise.

3- Drowned Men - Abyssal 

Que em 2022 o Drowned Men continue escrevendo músicas tão boas quanto essas de "Abyssal". Esse quinteto é praticamente uma máquina de entregar canções nostálgicas e existencialistas que se transformam no palco.

Revelação - MAD CHICKEN

Se você quiser falar em patrimônio mineiro, necessariamente precisará passar por essa banda em algum momento. O Mad Chicken, na verdade, se tornou uma entidade do hard-rock do nosso estado, uma banda querida pela sua crescente base de fãs, que apresenta uma química inigualável entre os próprios músicos. E por falar nisso, fica aqui registrada a nossa homenagem ao grande Michel.

ÁLBUM DE ROCK NACIONAL

1 - PUTZ - PUTZ (SP)

A Putz nos entregou não só o melhor álbum de rock nacional do ano, como nos apresenta uma vocalista com total capacidade para se tornar a voz de sua própria geração. Cantora, compositora, guitarrista e artista plástica, Gi Ferreira é tudo isso e mais um pouco: uma pessoa nobre que sabe exprimir suas dores em cada centímetro daquilo que faz.

2- MEU FUNERAL - MODO FUFU (RJ)

Esta é definitivamente a banda que o Brasil precisava para sobreviver à pandemia. Irreverente e, ao mesmo tempo, assertiva no que diz respeito às suas críticas à realidade sócio-econômica brasileira, o "Modo Fufu" put some farofa no Green Day e Mamonas Assassinas, trazendo para nós uma bela amostra de punk-rock brasileiro.

3- TRIPLX - SALVE FAMÍLIA (SP/RJ/BA)

A super-banda que começou a partir da repercussão de um ex-bbb hoje tem tudo para continuar se destacando no cenário brasileiro e mundial como uma espécie de Planet Hemp tunada. Aqui, rap e rock setentista se misturam, contando com a genialidade de músicos veteranos.

Revelação: PUTZ

Ou vocês acharam que teria para mais alguém este ano?

Promessa 2022: disco novo da DEB AND THE MENTALS

Já está no forno aquele que certamente será um dos marcos do rock nacional, o primeiro álbum em português da Deb and The Mentals. A saber, pelos singles já divulgados, será um sucesso aqui e lá fora. Podem apostar.

INTERNACIONAL 

1- Wolf Alice - BLUE WEEKEND

O disco do Wolf Alice escrito antes da quarentena não poderia ter sido mais apropriado para a quarentena. Ingleses visionários, que trazem em seu staff uma das melhores compositoras de rock: Ellie Rowsell, aquela que embala seu stoner rock classudo em versos sussurrantes, fazendo de Blue Weekend o retrato de um período doloroso, mas também repleto de esperança.

2 - Holly Humberstone - The walls are way too Thin

A revelação da música britânica, Holly Humberstone tem o dom de escrever canções que retratam solidão, desapego e amor, principalmente pelas irmãs. Seu segundo EP acerta em cheio no estado de espírito de como é ser jovem durante a pandemia, com letras que grudam na cabeça à primeira ouvida.

3- THE WEATHER STATION - IGNORANCE / ST. VINCENT - Daddy's home

Aqui, temos um empate técnico mais do que justo. Afinal, se ST. Vincent nos brindou com seu melhor e mais ousado disco em anos, o The Weather Station fez o mesmo....

REVELAÇÃO: MANESKIN

Se cuida, Dave Grohl! Direto da Itália, a banda que ficou em segundo lugar em um reality show chega para confirmar que o ROCK não é necessariamente relegado aos homens brancos heteros e bebedores de cerveja. O rock do Maneskin dá um grande salve à putaria, com integrantes posando nus (e coladinhos) para fotos, e uma baixista que deixa Flea a léguas de distância quando o assunto é presença de palco. Que venham para o Lolla e Rock in Rio - vão dominar o Brasil!

E então, o que acho dos nomes listados aqui? Qual artista gostaria de ter visto? Qual achou injusto ter aparecido nesse post? Deixe seu comentário!

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

ROCK CABEÇA no seu email!

Quer ler mais notícias como essa, diariamente?
Escreva seu email para receber todas as atualizações do site, direto na sua caixa de entrada. É gratuito e sem Spam

Não se esqueça de clicar no email de confirmação!

ROCK CABEÇA no seu email!

Que tal fazer parte da realeza do rock, com artigos exclusivos sobre os maiores astros e os melhores shows do mundo?

I’m the Prince of Darkness” - Ozzy

Não se esqueça de clicar no email de confirmação!