[PREMIERE] Apeles: “todo artista como eu sente medo”

Lá se vão quase duas décadas do auge de uma das bandas mais significativas do rock independente paulista - e brasileiro, bom frisar - a Ludovic que, para o delírio de órfãos e fãs, desdobrou-se em carreiras solo tão interessantes quanto.

Uma delas é a do guitarrista Eduardo Praça, que teve sua estreia como o duo Quarto Negro e, recentemente, lança composições intimistas pelo sugestivo codinome de Apeles, inspirado na poesia portuguesa (cortesia de sua passagem pela Europa).

O Quarto Negro de Apeles por José TM

Eduardo acaba de lançar o single "Eu tenho medo do silêncio" com forte inspiração no Synth-pop, Goth Rock e bandas que marcaram época como Kraftwerk e Depeche Mode.

As camadas que se sobrepõem num crescendo se tornam ainda mais irresistíveis quando descobrimos que o âmago da faixa foi composto no próprio quarto (negro) de Eduardo, apenas com mixagem e masterização feitas em estúdio. "Para mim, o fator técnico é importante, mas a parte estética da concepção da coisa conceitual, das influências e das horas que eu passo pesquisando música é tão importante quanto", revela Eduardo.

Apeles
Não vão nos calar. Apeles por José TM

Inevitavelmente, "Eu tenho medo do silêncio" remonta, com dor e riffs certeiros, o momento pelo qual a arte passa no Brasil, de total massacre e incerteza, algo que foi intensificado pela pandemia mas que já estava aí, desde a dissolução do Ministério da Cultura e a indisposição do governo vigente com uma classe reduzida a "exploradores e vagabundos".

Acho que todo artista que como eu cria e vive disso, vive a vida intensamente para fazer música, sente medo. Eu tenho medo do silêncio, de não poder exercer minha profissão, de não poder cantar e não poder levar a música para as pessoas do jeito que eu sempre fiz há mais de 18 anos.

Eduardo Praça - Apeles

#ficaadica: Eduardo e seu Apeles estarão no Rock Cabeça da Rádio Inconfidência, 100,9 FM, ainda este mês contando muito mais sobre esse trabalho, além de memórias de Quarto Negro e Ludovic. Não perca!

Confira o vídeo de "Eu tenho medo do silêncio" do Apeles:

Ficha técnica - “Eu Tenho Medo do Silêncio” (audio)


Gravado em São Paulo (BTG Studio) 

  • Produzido por Apeles
  • Mixado e masterizado por Zeca Leme (BTG Studio). 
  • Letra e composição: Eduardo Praça
  • Vozes, guitarra e sintetizadores: Eduardo Praça
  • Percussão: Leo Mattos
  • Fotografia: José Menezes
  • Arte gráfica: Izabel Menezes

E então, o que achou deste novo single do Apeles? Deixe suas impressões aí nos comentários, queremos muito saber!

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

ROCK CABEÇA no seu email!

Quer ler mais notícias como essa, diariamente?
Escreva seu email para receber todas as atualizações do site, direto na sua caixa de entrada. É gratuito e sem Spam

Não se esqueça de clicar no email de confirmação!

ROCK CABEÇA no seu email!

Que tal fazer parte da realeza do rock, com artigos exclusivos sobre os maiores astros e os melhores shows do mundo?

I’m the Prince of Darkness” - Ozzy

Não se esqueça de clicar no email de confirmação!