Mineiros da Lua na Terra da pandemia

Mineiros da Lua na Terra da pandemia

Não é exagero dizer que a Mineiros da Lua talvez seja, hoje, a banda mais irrequieta e disruptiva do cenário indie autoral. Simplesmente porque não conseguimos prever onde esses quatro caras com vastas cabeleiras estarão no próximo trabalho e assim por diante. O que é um denominador comum na obra desses jovens, porém? O estranhamento em relação a pessoas, lugares e o próprio universo.

Sim, não dá para resumir a música do Mineiros da Lua em uma ou duas canções, muito menos em um vídeo. Haroldo Bontempo, por exemplo, transita entre rock alternativo e mpb com a naturalidade de um Marcelo Camelo, enquanto Elias Sadala mantém viva a chama “undergroundeana”, com referências a Johnny Marr nas muitas camadas que fazem o Mineiros da Lua serem tão diversos, sem serem genéricos. Sem contar que, dessa vez, os caras ampliaram ainda mais o escopo musical, incluindo o eletrônico, com sintetizadores e samples que dão aquela aura de “world-music”.

Como se não bastasse, o Mineiros da Lua também contra-ataca no território audiovisual: o baixista Diego Dutra é responsável pela filmografia da banda, inclusive o novo vídeo de “Nas suas mãos”, que traz atores (além de eles mesmos) mascarados que parecem voar sobre uma paisagem montanhosa que demonstra o tanto que estamos sentenciados a viver em meio a prédios e poluição gratuita. Para Diego, o figurino é uma analogia às próprias máscaras usadas para contenção do coronavírus.

Manuela Ventura e Gabriel Almeida

Toda essa questão das máscaras foi pensada em função do isolamento social. Como isso é uma trava no diálogo, nós estávamos acostumados a conversar com as pessoas vendo os rostos delas, e hoje a gente perdeu metade disso.

Diego Dutra – baixista Mineiros da Lua

“Nas suas Mãos” conta com a participação especial de Helena Cagliari, integrante da banda catarinense La Leuca e revela a primeira de uma série de conexões com artistas contemporâneos brasileiros e estrangeiros que os Mineiros da Lua trouxeram para este novo trabalho.

Ainda segundo Diego, a saga do “homem-pássaro” no clipe é uma tentativa de “reencontrar quem um dia a gente já foi“. Bem, no caso do Mineiros da Lua, que também poderia se chamar “Mutantes da Lua”, trata-se de uma tarefa ingrata e constante.

#ficaadica: O Mineiros da Lua estará de volta ao Rock Cabeça falando sobre o novo disco no próximo dia 19, na 100,9 fm. Não perca!

Homem-pássaro em pessoa por Natalia Menin

Confira o vídeo do primeiro single do novo álbum dos Mineiros da Lua: “Nas suas mãos”:

Ficha Técnica – clipe: 

Direção: Diego Dutra baixista da banda  

Assist. Direção: Amanda Schettino  

Direção Arte/Figurino: Gabriela Haddad  

Assist. Arte: Vitor Borges 

Artists de Prop: Diego Dutra, Gabriela Haddad e Luana Cacique  

Dir. Fotografia: Manuela Ventura e Gabriel Almeida  

Produção: Mateus Vassalo  

Ator: Rogério Tavares  

Edição/Cor/VFX: Diego Dutra 

Still/Making Of: Natalia Menin 

Registros de Aves: Afonso Carlos Santos e Luiz Alberto Santos (@irmaos_pompeu) 

Em tempo: o álbum novo será revelado no dia 17 de junho (quinta-feira) pelo selo Seloki Records.  

Ouça novamente o Rock Cabeça com 2/4 do Mineiros da Lua na fase “Queda”:

E então, o que achou do novo vídeo do Mineiros da Lua? Deixe seus comentários aí embaixo!

Marcos Tadeu

Marcos Tadeu

Jornalista, idealizador e apresentador do Rock Cabeça na 100,9 FM, Rádio Inconfidência FM (MG) desde 2016. Acima de tudo, um fã de rock gringo.