Mineiros da Lua na Terra da pandemia

Não é exagero dizer que a Mineiros da Lua talvez seja, hoje, a banda mais irrequieta e disruptiva do cenário indie autoral. Simplesmente porque não conseguimos prever onde esses quatro caras com vastas cabeleiras estarão no próximo trabalho e assim por diante. O que é um denominador comum na obra desses jovens, porém? O estranhamento em relação a pessoas, lugares e o próprio universo.

Sim, não dá para resumir a música do Mineiros da Lua em uma ou duas canções, muito menos em um vídeo. Haroldo Bontempo, por exemplo, transita entre rock alternativo e mpb com a naturalidade de um Marcelo Camelo, enquanto Elias Sadala mantém viva a chama "undergroundeana", com referências a Johnny Marr nas muitas camadas que fazem o Mineiros da Lua serem tão diversos, sem serem genéricos. Sem contar que, dessa vez, os caras ampliaram ainda mais o escopo musical, incluindo o eletrônico, com sintetizadores e samples que dão aquela aura de "world-music".

Como se não bastasse, o Mineiros da Lua também contra-ataca no território audiovisual: o baixista Diego Dutra é responsável pela filmografia da banda, inclusive o novo vídeo de "Nas suas mãos", que traz atores (além de eles mesmos) mascarados que parecem voar sobre uma paisagem montanhosa que demonstra o tanto que estamos sentenciados a viver em meio a prédios e poluição gratuita. Para Diego, o figurino é uma analogia às próprias máscaras usadas para contenção do coronavírus.

Manuela Ventura e Gabriel Almeida

Toda essa questão das máscaras foi pensada em função do isolamento social. Como isso é uma trava no diálogo, nós estávamos acostumados a conversar com as pessoas vendo os rostos delas, e hoje a gente perdeu metade disso.

Diego Dutra - baixista Mineiros da Lua

“Nas suas Mãos” conta com a participação especial de Helena Cagliari, integrante da banda catarinense La Leuca e revela a primeira de uma série de conexões com artistas contemporâneos brasileiros e estrangeiros que os Mineiros da Lua trouxeram para este novo trabalho.

Ainda segundo Diego, a saga do "homem-pássaro" no clipe é uma tentativa de "reencontrar quem um dia a gente já foi". Bem, no caso do Mineiros da Lua, que também poderia se chamar "Mutantes da Lua", trata-se de uma tarefa ingrata e constante.

#ficaadica: O Mineiros da Lua estará de volta ao Rock Cabeça falando sobre o novo disco no próximo dia 19, na 100,9 fm. Não perca!

Homem-pássaro em pessoa por Natalia Menin

Confira o vídeo do primeiro single do novo álbum dos Mineiros da Lua: "Nas suas mãos":

Ficha Técnica - clipe: 

Direção: Diego Dutra baixista da banda  

Assist. Direção: Amanda Schettino  

Direção Arte/Figurino: Gabriela Haddad  

Assist. Arte: Vitor Borges 

Artists de Prop: Diego Dutra, Gabriela Haddad e Luana Cacique  

Dir. Fotografia: Manuela Ventura e Gabriel Almeida  

Produção: Mateus Vassalo  

Ator: Rogério Tavares  

Edição/Cor/VFX: Diego Dutra 

Still/Making Of: Natalia Menin 

Registros de Aves: Afonso Carlos Santos e Luiz Alberto Santos (@irmaos_pompeu) 

Em tempo: o álbum novo será revelado no dia 17 de junho (quinta-feira) pelo selo Seloki Records.  

Ouça novamente o Rock Cabeça com 2/4 do Mineiros da Lua na fase "Queda":

E então, o que achou do novo vídeo do Mineiros da Lua? Deixe seus comentários aí embaixo!

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

ROCK CABEÇA no seu email!

Quer ler mais notícias como essa, diariamente?
Escreva seu email para receber todas as atualizações do site, direto na sua caixa de entrada. É gratuito e sem Spam

Não se esqueça de clicar no email de confirmação!

ROCK CABEÇA no seu email!

Que tal fazer parte da realeza do rock, com artigos exclusivos sobre os maiores astros e os melhores shows do mundo?

I’m the Prince of Darkness” - Ozzy

Não se esqueça de clicar no email de confirmação!