Somba unplugged e vinho mineiro: Guilherme Castro está de volta

Somba unplugged e vinho mineiro: Guilherme Castro está de volta

Figurinhas carimbadas na noite belo-horizontina do início dos anos 90 e fim dos 80, a galera do Somba já se consolidou como uma referência em termos de rock feito em Minas Gerais, de preferência, com muito gingado e cachaça. Bem antes de Kurt Cobain chutar o pau da barraca, contávamos com 3 bandas guerreiras que se arriscavam no autoral em cima dos palcos daqui: Somba, Cálix e Cartoon, que hoje uniram forças na portentosa Orquestra Mineira de Rock, consagrada por seus shows em tributo aos Beatles.

Justamente por isso é com grande satisfação que recebemos, em pleno acirramento pandêmico, o novo e belo trabalho de um dos integrantes do Somba, o guitarrista e vocalista Guilherme Castro. O sugestivo álbum “Terroir” apresenta uma série de 8 canções autorais em pouco mais de 30 minutos, coletadas de seus mais de 25 anos de carreira, em formato de voz e violão solo. A própria faixa de abertura, “Velório” – outrora um rock pesado nas mãos do Somba – tornou-se moda de viola unplugged. Coisa fina.

Guilherme (esq) e seu Somba: história nos palcos mineiros

Com a proposta de apresentar apenas o “esqueleto” (voz/violão e sem dubs) de canções que marcaram a sua trajetória no Somba, Orquestra Mineira de Rock além dos seus discos-solo, “Terroir” é uma interessante mistura entre vinho e música mineira, à qual Guilherme intitula de “Uaine music” : “a produção de vinho é extremamente artesanal, o que justifica a ligação com esse álbum, que é basicamente eu e o violão sem overdubs“, diz.

Guilherme (o 4° à esq) com a Orquestra Mineira de Rock

O álbum já está disponível em todas as plataformas digitais (ver abaixo) e
seu lançamento será acompanhado por um show em formato de Live, transmitido a partir de seu canal do YouTube.

Pretendo que esse seja o primeiro volume de uma série de lançamentos nesse formato, onde apresento minhas canções em sua roupagem mais crua”, finaliza Guilherme. Que venham mais e mais volumes e, por favor, acompanhados das melhores bebidas que só a gastronomia mineira é capaz de oferecer.

E atenção: Guilherme Castro também estará no Rock Cabeça da Rádio Inconfidência FM, 100,9 falando sobre o novo disco. Fiquem antenados!

Escute “Terroir” no Spotify:

Se liga na LIVE do Guilherme Castro:

E então, o que achou de “Terroir”? Deixe suas impressões nos comentários aí embaixo!

Marcos Tadeu

Marcos Tadeu

Jornalista, idealizador e apresentador do Rock Cabeça na 100,9 FM, Rádio Inconfidência FM (MG) desde 2016. Acima de tudo, um fã de rock gringo.