Rock alternativo: 18 novas mulheres/bandas que você deve ouvir

Embora um dos precursores do rock alternativo dos anos 2000, The Strokes, também banda vencedora do álbum de rock do Grammy 2021 (com o espetacular 'The New Abnormal") pontifque que ninguém mais precise do rock nos moldes que ele um dia foi, o gênero, como vocês sabem, é imortal. Daqui a 20, 30, 300 anos teremos bandas fazendo rock, pois essa música é igual o sangue que corre nas nossas veias: natural e necessária.

Clairo em ação

E como estamos no mês internacional das mulheres, nada mais propício do que elencar algumas bandas de minas que fazem o dever de casa ao manter o gênero relevante mediante posers como Cardi B's e Queen B's que dominam paradas e gostos musicais por aí. Confira a lista, e, se você se lembrar de artistas que não aparecerão nela, basta assinalar nos comentários, beleza?

18. Clairo

Parece nome de banda, mas na verdade Clairo é o nome da vocalista, guitarrista e letrista. "Bags" e "Alewife" estão entre os hits dessa banda deliciosa que também adora fazer feats.

17. Girl in Red

Marie Ulven Ringheim, conhecida profissionalmente como Girl in Red, é uma cantora e compositora indie pop norueguesa. Seu single "I Wanna Be Your Girlfriend" ganhou mais de 100 milhões de streams no Spotify, e foi listado no nono lugar na lista do The New York Times de "As 68 melhores músicas de 2018".

16. Beach Bunny

Beach Bunny é uma animadíssima banda de rock americana formada em 2015 em Chicago, Illinois. O grupo lançou seu primeiro álbum de estúdio, Honeymoon, em fevereiro de 2020 pela Mom + Pop Music.

15. Snail Mail

Snail Mail é um projeto solo estadunidense de indie rock da guitarrista, cantora e compositora Lindsey Jordan. Em 2015, ela começou a tocar suas músicas ao vivo com sua banda e lançou o EP Habit em 2016. O álbum de estreia de Snail Mail, Lush, foi lançado em 8 de junho de 2018. Snail Mail é uma espécie de Sonic Youth para menores.

14. Soccer Mommy

Sophia Regina Allison, mais conhecida por seu nome artístico Soccer Mommy, é uma cantora, compositora e música americana nascida na Suíça, nascida em Nashville, Tennessee. Allison lançou seu primeiro álbum de estúdio, Clean, em 2 de março de 2018. Seu seguimento, Color Theory, foi lançado em 28 de fevereiro de 2020 e traz o hit certeiro "Circle the Drain":

13. The Regrettes

The Regrettes é uma banda de punk rock americana de Los Angeles. A banda é liderada pela vocalista Lydia Night. Eles lançaram seu primeiro álbum de estúdio, Feel Your Feelings Fool !, na Warner Bros. Records em janeiro de 2017 e apresentam um som contagiante.

12. Claire Rosinkranz

Natural da Califórnia, a cantora de 16 anos, escreve músicas desde os 8 anos. Claire Rosinhranz passou os últimos anos aprofundando seu trabalho refinando suas composições e aprendendo a tocar instrumentos como ukulele, piano e a guitarra elétrica de jazz (“esse é o que eu mais gosto”, diz ela), que a ajudaram a transformar suas letras em paisagens sonoras completas.

11. The Big Moon

The Big Moon é uma banda de quatro peças de Londres formada em 2014 por Juliette Jackson. O álbum de estréia, Love in the 4th Dimension, foi lançado em 6 de abril de 2017, contendo vários singles lançados anteriormente em seu EP, The Road. O álbum foi selecionado para o prestigiado Mercury Prize em 2017. Tente ficar parado com "Your Light", eu te desafio!

10. beabadoobee

Beatrice Kristi Laus, também conhecida como Bea Kristi ou pelo nome artístico Beabadoobee, é uma cantora e compositora filipina-britânica. Kristi foi indicada ao Rising Star Award no Brit Awards de 2020 e foi prevista como um ato inovador de 2020 em uma pesquisa anual da BBC de críticos de música, a Sound of 2020. É uma das precursoras do estilo "Bedroom pop", com canções criadas dentro do quarto.

9. Men I Trust

Men I Trust é uma banda canadense de indie electro-pop formada em Montreal, Canadá. O som melancólico lembra, e muito, o material dos Smiths.

8. Caroline Polachek

Caroline Elizabeth Polachek é uma musicista, cantora, compositora e produtora musical norte-americana. Curiosamente, lançou uma cover de The Corrs para "Breathless" que chega a ser melhor que a original.

7. Carlie Hanson

Carlie Hanson é uma cantora e compositora americana. Em 2018, ela lançou a música "Only One", que chamou a atenção depois de ser apresentada em uma playlist com curadoria de Taylor Swift. Ela lançou sua peça estendida de estreia, Junk, em 7 de junho de 2019.

6. Hazel English

Hazel English é uma musicista indie pop australiana-americana que mora em Oakland, Califórnia. Faz parte da banda que tem seu nome e lançou um álbum que tem hits do início ao fim.

5. Alice Merton

Merton nasceu em 13 de setembro de 1993 em Frankfurt, na Alemanha, filha de mãe alemã e pai britânico. Sua família mudou-se com frequência devido ao trabalho de seu pai, como consultor de mineração. Quando tinha apenas três meses, mudou-se para Connecticut. Más línguas dizem que ela é a irmã gêmea do ator Nicolas Cage...

4. Cyn

Cynthia Nabozny, conhecida profissionalmente como Cyn, é uma cantora e compositora americana que tem dado o que falar pelo pop classudo que faz.

3. Tired Lion

Tired Lion é uma banda de rock indie australiana formada em Perth em 2010. Com uma formação composta pela cantora / guitarrista Sophie Hopes, guitarrista Matt Tanner, baixista Nick Vasey e baterista Ethan Darnell, o grupo lançou dois EPs: All We Didn't Conheçam em 2013 e Figurine em 2015.

2. Wolf Alice

Wolf Alice é uma banda britânica de rock alternativo de Londres. Formada em 2010 como uma dupla acústica formada pela cantora Ellie Rowsell e o guitarrista Joff Oddie, a Wolf Alice também conta desde 2012 com o baixista Theo Ellis e o baterista Joel Amey. Som irresistível você encontra aqui!

1. Holly Humberstone

Sou suspeito para falar qualquer coisa sobre esta inglesa que tem o dom das composições. Com um ep na bagagem, Holly prepara não só o segundo, como o primeiro disco, após assinar com a Universal Music. Além disso, Holly Humberstone ganhou popularidade por meio de sua associação com o músico Lewis Capaldi, apresentando-se durante os intervalos de suas turnês. 

Bônus: PUTZ

Não poderíamos deixar o Brasil de fora, né? E o que temos de melhor em termos de rock feito por garotas por aqui é a banda paulista PUTZ, liderada por Gi Ferreira.

E então, o que achou da nossa lista de rock alternativo feito somente por mulheres? Sua banda preferida não entrou? Conta para nós qual é aí nos comentários!

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

ROCK CABEÇA no seu email!

Quer ler mais notícias como essa, diariamente?
Escreva seu email para receber todas as atualizações do site, direto na sua caixa de entrada. É gratuito e sem Spam

Não se esqueça de clicar no email de confirmação!

ROCK CABEÇA no seu email!

Que tal fazer parte da realeza do rock, com artigos exclusivos sobre os maiores astros e os melhores shows do mundo?

I’m the Prince of Darkness” - Ozzy

Não se esqueça de clicar no email de confirmação!