[PREMIERE] Devise inaugura o britpão

[PREMIERE] Devise inaugura o britpão

Com três álbuns, uma infinidade de singles, prêmios, NFT’s, um tweet do Julian Casablancas e muitas músicas para serem lançadas na bagagem, a Devise esperou até o fim deste ano turbulento para soltar uma bomba e dar o golpe. Calma, na verdade, um golpe do bem, pois trata-se do surpreendente single (ainda sem destinação em relação a um suposto quarto álbum) “Melhor nem ver”.

Surpreendente porque ele apresenta ao público uma Devise mais despojada e, ao mesmo tempo, mais ambiciosa ou como teria dito o baixista Bruno Bontempo ao respaldar o lançamento, “sem dever nada para ninguém“. Vale destacar que Bontempo é um dos responsáveis por esta faixa ter vindo à luz do dia, já que estava fadada à gaveta por ser diferente de tudo que a banda, e principalmente o (tímido) compositor Luís Couto já escreveu até hoje.

Devise no último Rock Cabeça Sessions de 2022

Contando com riffs bem elaborados que remontam aos melhores períodos do Blur – digamos, os álbuns iniciais, pois como se sabe, o Blur sempre foi o contraponto experimental ao Oasis – “Melhor nem ver” ainda subsiste no largo escopo do britpop (para alívio dos fãs “raiz”), porém traz uma introdução de cerca de 1’18” em que a voz de Couto dispõe das camadas infinitas do tradicional “wall of sound” para revelar toda a sua real potência enquanto o versátil guitarrista Mike não só incorpora Graham Coxon, como o coloca para experimentar pão de queijo e rabo de galo.

O jogo já estava praticamente ganho até o momento em que a banda começa a humilhar o adversário. A saber, contra-atacam com refrões que nos levam imediatamente para o puro suco dos anos 90, aliás, toda a discografia deviseana nos passa a impressão de que os anos 90 nunca de fato acabaram, assim como o Third Eye Blind e o Matchbox 20. Mas, vem cá, não pense que esses caras estão atolados no passado. “Melhor nem ver” é a prova de que, mesmo com tantas boas referências, a Devise está bem perto de encontrar a própria identidade em meio ao mainstream, pronto para mostrar ao mundo que o melhor rock and roll é aquele que não presta contas a ninguém.

A Devise acaba de inaugurar o estilo BRITPÃO.

Ouça agora, com exclusividade, “Melhor nem ver” da Devise:

Agora conta para nós o que achou da nova sonoridade da Devise aí nos comentários! E aproveite para dar uma olhada neste post.

Marcos Tadeu

Marcos Tadeu

Jornalista, idealizador e apresentador do Rock Cabeça na 100,9 FM, Rádio Inconfidência FM (MG) desde 2016. Acima de tudo, um fã de rock gringo.