O que Cat Stevens, Nirvana e U2 têm em comum?

O que Cat Stevens, Nirvana e U2 têm em comum?

É ruim, hein? Aparentemente, os três artistas citados no título não têm nada, ou muito pouco, em comum. Talvez o gênero rock and roll? Talvez o sucesso? A quantidade de fãs? Não sei. Mas o fato é que cada um deles embasa um tipo de espetáculo que desembarca na capital mineira no movimentado mês de outubro. Não se tratam propriamente de shows “covers” que já são uma atração à parte (e muitas vezes controversa) na noite belo-horizontina, e sim de espetáculos acompanhados de orquestras e, no caso do Nirvana, com uma banda internacional que banca o título ousado de “maior tributo” a Kurt, Dave e Krist.

Vale destacar que, no mundo mainstream, a regravação de pérolas roqueiras com o apoio de orquestras é uma tendência: recentemente, o Def Leppard lançou seu “Drastic Symphonies” com releituras dos seus hits, especialmente do antológico “Hysteria”. Já tivemos também o Rod Stewart, Evanescence, Beach Boys, A-ha, Metallica e até Anavitória apostando no formato. Uma maneira não só de oferecer algo mais moderno aos fãs, como de elevar bandas que há muito fazem a cabeça do público massivo ao seleto patamar do erudito.

Feita a introdução, se sua única intenção for se divertir, acho que vale a pena dar um tempo no modus operandi “autoral” para conferir o que estes eventos oferecem – até porque uma roça grande regada a cafezim e pãozim de quêjo como BH nunca teve muitas opções de bandas internacionais, concorda? Ah sim, o que não pode é achar que está se pagando ingresso para ver os originais – acreditem, isso acontece – pois Cat Stevens hoje nem se chama mais Cat Stevens, Kurt Cobain já morreu (é verdade, viu) e o U2 (no momento em residência em Las Vegas) está para Belo Horizonte assim como Minas Gerais está para o Japão.

Seja para desfiar aquelas comparações de sempre ou apenas se jogar ao som requintado de artistas que marcaram e marcam a história da música, outubro em BH está um prato cheio para quem quiser se divertir com boa música. Confira:

U2 One Love & Orquestra

Divulgação

Abrindo o mês de outubro, no dia 1º, um domingão, no Grande Teatro do Palácio das Artes temos o espetáculo U2 One Love & Orquestra, para única apresentação, às 21h. O concerto tem a intenção de aproximar o público da experiência de assistir a um show do U2, com performance de palco, instrumentos musicais, aparência, figurinos e sonoridade, tudo calculado para matar a saudade que todos nós temos do Bono e Cia em território brasuca. Acompanhados de Orquestra regida pelo maestro Renato Misiuk, se apresentam no palco os músicos Sérgio Rosa (Bono – Voz, Violão e Gaita); Leonardo Ciotti (Adam Clayton – Contrabaixo e Voz); Luciano Lobato (Larry Mullen Jr. – Bateria e Voz); e Glauco Jacow (The Edge – Guitarras, Piano e Voz).

Cat Stevens in concert

No dia 05 de outubro, o Palácio das Artes tira as crianças da sala para receber um show incomum, ou seja, em homenagem a Cat Stevens (hoje Yusuf Islam) com o cantor Zé Alexanddre, acompanhado da Fractal Orchestra, regida pelo maestro Rodrigo Garcia, com Renato Saldanha no violão e a participação especial de Túlio Mourão, que, além de músico e co diretor do espetáculo, é o arranjador ao lado de Frederico Mucci. Em entrevistas, Alexanddre, que ficou mais conhecido pelo programa The Voice, se diz um apaixonado pela obra de Cat Stevens.

NIRVANA By Seattle Supersonics + Orquestra Villa Lobos

No dia 11 de outubro, no Grande Teatro do Expominas, é a vez de conferir o desempenho da aclamada Seattle Supersonics executando a difícil tarefa de reproduzir os clássicos do Nirvana ao se intitular como o “maior tributo internacional ao Nirvana do mundo”. A banda faz uma tour por vários estados brasileiros acompanhada pela Orquestra Villa Lobos, o que deixa o conceito no mínimo curioso. Será que Kurt aprovaria? O detalhe vai para a semelhança assombrosa de timbre e aparência física entre o frontman da Seattle e nosso eterno Cobain.

Serviço:

U2 One Love & Orquestra

  • Data: 1º de outubro, domingo, 20h
  • Local: Grande Teatro Cemig Palácio das Artes
  • Av. Afonso Pena, 1537 – Centro – Belo Horizonte/MG
  • Ingressos:  Eventim

Zé Alexanddre e Fractal Orquestra – Cat Stevens In Concert

  • Data: Quinta-feira, 05/10/2023 | 21:00
  • Local: Grande Teatro Cemig Palácio das Artes
    Av. Afonso Pena, 1537 – Centro – Belo Horizonte/MG
  • Ingressos: Eventim

Nirvana by SEATTLE SUPERSONICS + Orquestra Villa Lobos

  • Data: Quarta-feira, 21h
  • Local: Minascentro – Av. Augusto de Lima, 785 – Centro
  • Ingressos: Sympla
Marcos Tadeu

Marcos Tadeu

Jornalista, idealizador e apresentador do Rock Cabeça na 100,9 FM, Rádio Inconfidência FM (MG) desde 2016. Acima de tudo, um fã de rock gringo.