9 mulheres que estão transformando o folk-rock

Que o folk-rock tenha se popularizado ao longo dos últimos anos não é necessariamente algo negativo. Afinal, enquanto muitos artistas, principalmente brasileiros, abusam da sigla para divulgar canções pessimamente produzidas, lá fora a popularização do gênero serve, a cada dia, para tornar mais acessível a música complexa feita com traumas e lágrimas por artistas de primeiro escalão como Julien Baker e a hypada Phoebe Bridgers.

Phoebe Bridgers: ela já tem hordas de fãs no mundo todo

Neste post, nós enumeramos algumas das artistas mais expressivas do gênero que açambarca como nenhum outro todo o lirismo que só a sensibilidade feminina sabe transformar em canção. Confira a lista:

Julien Baker

Enquanto participou do projeto Boygenious ao lado de Lucy Dacus e Phoebe Bridgers, Julien chamou bastante atenção para seu modo de cantar visceral. Sua carreira solo, no entanto, segue a cartilha do menos é mais, apostando no folk e, muitas vezes, no rock alternativo em álbuns impactantes como "Sprained Ankle", de 2015. Mas é com o recém-lançado "Little Oblivions" que Julien tem tudo para dominar o mundo folk.

Lucy Dacus

Lucy Dacus é outro nome que vem crescendo a cada trabalho lançado, merecendo atenção tanto da crítica especializada quanto dos fãs das cantoras mais famosas, como Phoebe Bridgers (com quem divide os vocais no Boygenious). A americana tem 2 álbuns lançados e 1 ep, sendo o último, "Historian", de 2018, o mais inacreditável de Lucy.

Phoebe Bridgers

A essa altura, Phoebe Bridgers se tornou um ícone do folk-rock que praticamente dispensa apresentações. Com 2 álbuns irretocáveis na manga (e inúmeras participações em outros projetos), Phoebe não se cansa de homenagear Elliott Smith com suas composições complexas e tocantes (alguns dirão, deprimentes, porém Phoebe embala tudo com um senso de humor incomum).

Sharon Van Etten

Quem já assistiu à série fantasiosa "The OA" lembra muito bem da atriz que entoa uma canção a cappella lindíssima em determinada cena que se passa no cativeiro. A dona da voz é ninguém menos que Sharon Van Etten, ou Sharon Katharine Van Etten. A cantora, compositora e atriz norte-americana já tem cinco álbuns de estúdio lançados, sendo o último deles o aclamado "Remind Me Tomorrow" que traz o hit "Seventeen".

Angel Olsen

Parceira de Sharon, a americana Angel Olsen também faz bonito, com álbuns cada vez melhores. "All Mirrors", por exemplo, chegou a ser considerado um dos melhores álbuns de 2019. Recentemente a cantora lançou um box com todos os seus discos, uma ótima pedida para presentear quem você ama.

Birdy

Mais uma garota prodígio da música (começou aos 8 anos) que agora abraça, de vez, o folk-rock no mais recente álbum "Young Heart", sem perder o apreço pelos teclados e os vocais marcantes, é claro. A britânica de 25 anos já contabiliza 4 ótimos álbuns na bagagem, podendo ser considerada uma veterana.

Tamara Lindeman (The Weather Station)

"Ignorance" mais recente álbum do projeto da canadense Tamara Lindeman, The Weather Station, é considerado, com justiça, um dos melhores álbuns lançados este ano. O folk de Tamara é transcendental, com muitas camadas instrumentais e um vocal que lembra muito Enya, o ícone do new age.

Orla Gartland

Assim como Dua Lipa, a irlandesa Orla Gartland obteve seus 15 minutos de fama com postagens de covers no YouTube, e os mais de 20 milhões de views jogaram o spotlight em seus 4 ep's autorais. Ela prepara o primeiro álbum, com data de lançamento para agosto, cujo sugestivo nome é "Woman on the internet". A conferir!

Bônus: Isa Leles

Além da voz que só se equipara a medalhões da música internacional, como Natalie Merchant, a mineira Isa Leles sabe compor belas canções sobre relacionamentos e memórias afetivas. Seu único ep lançado "Journey" mistura faixas em inglês e português com a mesma maestria, com influências que vão de John Lennon a Marisa Monte.

E aí, o que achou da nossa listinha das poderosas do folk-rock mundial? Quem faltou, na sua opinião? Deixe seu comentário abaixo, ele é muito importante para nos ajudar a enriquecer o conteúdo!

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

ROCK CABEÇA no seu email!

Quer ler mais notícias como essa, diariamente?
Escreva seu email para receber todas as atualizações do site, direto na sua caixa de entrada. É gratuito e sem Spam

Não se esqueça de clicar no email de confirmação!

ROCK CABEÇA no seu email!

Que tal fazer parte da realeza do rock, com artigos exclusivos sobre os maiores astros e os melhores shows do mundo?

I’m the Prince of Darkness” - Ozzy

Não se esqueça de clicar no email de confirmação!