Mesa Digital ou Analógica, em qual investir?

Mesa Digital ou Analógica, em qual investir?

Mesa digital ou analógica, eis a questão! Por mais que a tecnologia avance e ofereça mesas digitais com os mais diversos recursos, cedo ou tarde todo músico se pergunta se uma mesa analógica já não seria capaz de atendê-lo em termos de qualidade sonora das suas performances. Nesse dilema que parece eterno, os puristas defendem as analógicas com unhas e dentes, mas os práticos não abrem mão da agilidade das digitais. 

Está a fim de investir numa mesa, mas não sabe se opta entre a mesa digital ou analógica? Confira os prós e contras de cada uma na lista abaixo e tome uma decisão segura:

Mesa digital ou analógica: diferença básica

Antes de pular para os prós e contras, o ideal é que você saiba a principal diferença entre essas mesas de som para mixagem. Enquanto a digital demanda informações digitais do som, a analógica tem a voltagem direcionada por meio do seu circuito. 

Com isso, a analógica demanda bons músicos – pois não dá para deixar tudo por conta do computador, concorda?- máquinas bem conservadas e fita, o que pode deixar o processo de gravação mais depurado no quesito qualidade musical, claro, mas bem mais caro dependendo do seu objetivo. 

Prós e Contras: Mesa Digital 

  • Diversidade de efeitos que podem ser gravados no software da própria mesa;
  • São menores que as analógicas e até mais práticas, pois chegam a utilizar o mesmo conjunto de controles para variados canais;
  •  Boa parte das mesas possui interface de áudio integrada, o que facilita na hora de mixar o áudio no computador;
  • Como a saída da mesa é digital, é preciso dispor de uma interface com entrada ótica para receber o sinal da mesa. 

 Prós e contras: Mesa Analógica

  • A gravação em fita possibilita um som mais puro, realçando baixo e bateria, embora a digital não fique atrás em termos de qualidade; 
  • Uma mesa analógica não soa igual a uma digital – que apresenta efeitos bem parecidos em seus equalizadores; 
  • Mesas analógicas não aceitam plugins para melhorar o som, o que nas digitais é oferecido com abundância – e os músicos desafinados agradecem! 
  • Filtros analógicos são mais naturais que os digitais, que demandam diversos plugins até que seja obtido o som desejado.  

Bom, agora que você está sabendo mais sobre as características de cada mesa, resta escolher a melhor loja para comprá-la. Há diversas marcas por aí, mas você deve encontrar a que melhor se encaixa ao seu perfil, bem como a que oferece os melhores recursos, e pelo menor preço. Para isso, é claro, conte com a orientação de um profissional ou consulte a opinião de colegas que já fazem uso de determinada marca. Acredite: há bastantes variações significativas entre uma marca e outra, logo, é preciso ficar atento na hora de comprar uma mesa digital ou analógica.    

E então, na sua opinião, as dicas desse post foram realmente úteis para te ajudar a escolher entre uma mesa digital ou analógica? Ainda tem alguma dúvida? Compartilhe com a gente nos comentários e ajude a enriquecer esse polêmico debate! 

Marcos Tadeu

Marcos Tadeu

Jornalista, idealizador e apresentador do Rock Cabeça na 100,9 FM, Rádio Inconfidência FM (MG) desde 2016. Acima de tudo, um fã de rock gringo.