Evan Dando no Brasil: Hottest Ticket in Town?

Evan Dando no Brasil: Hottest Ticket in Town?

Depois de 19 anos sem tocar no Brasil desde que se apresentou em BH, Rio e São Paulo com os Lemonheads, era de se esperar que os primeiros shows oficiais do frontman Evan Dando (3 e 4 de março, no Sesc Avenida Paulista) causasse alguma expectativa. Até porque alguns dos principais álbuns do Lemonheads estão sendo reeditados em versões deluxe com bônus, como foi o caso recentemente de “It’s a Shame About Ray”, “Lemonheads”, “Lovey” e até mesmo o “Baby I’m Bored”.

Coleção pessoal do Lirinha

O que ninguém esperava é que garantir um ingresso para um destes dois shows em São Paulo fosse se tornar uma árdua tarefa: os tickets online se esgotaram em menos de uma hora, e nas bilheterias físicas, duraram menos ainda. O que também não deixa de ser uma ótima notícia para o crew do Evan Dando, mas desesperadora para fãs de primeira hora como o professor paulistano Caíque Silva, que foi um dos que tentou, sem sucesso, adquirir um ingresso. “Aguardo muito que tenham mais shows. O site travou e não pude ir a São Paulo (capital) para comprar por causa do meu trabalho“, conta Caíque, fã há mais de 20 anos da banda desde que ouviu um cd de “It’s a Shame About Ray” na casa do seu tio. “Tenho todos os CD’s de estúdio e estou começando a colecionar as fitas cassetes e LP’s“, completa.

Facebook pessoal

Nesta reportagem, contando com a consultoria da equipe de Comunicação do Sesc Avenida Paulista, resolvemos algumas dúvidas de quem, como Caíque, ficou na espera de mais shows do Evan Dando por aqui. Vale destacar que, por uma triste coincidência, a venda de ingressos online para os shows do americano foram abertas junto com a dos shows da dupla Tasha e Tracie, dupla sensação do RAP nacional que, segundo o SESC, também teve uma alta demanda.

Haverá um terceiro show do Evan Dando no SESC Avenida Paulista, no domingo dia 5?

No caso deste show, não. A programação da entidade é fechada com antecedência.

Quantos lugares o local do show do Sesc Avenida Paulista possui?

Os shows dos dias 3 e 4/3 de Evan Dando serão realizados no espaço conhecido como Arte I, no quinto andar. A capacidade do espaço depende da configuração do show, e para a temporada de estreia do lemonhead em São Paulo houve uma delimitação de 180 pessoas (normalmente o espaço abriga um público de 140 pessoas). Ah, sim. Não há cadeiras, todos assistem ao espetáculo, que terá 1h30 de duração, em pé.

Por que muita gente não conseguiu comprar os ingressos online?

Segundo o SESC Avenida Paulista, o site apresentou algumas instabilidades mas isso aconteceu em função do alto fluxo de acessos simultâneos.

Por que muita gente também não conseguiu comprar os ingressos na fila presencial?

Sempre no dia seguinte à abertura das vendas online, o Sesc disponibiliza a cota para compra presencial nas bilheterias. A venda é em rede, ou seja, abre simultaneamente em muitos lugares, no caso, outras unidades do SESC espalhadas pelo Estado de São Paulo.

Por que o ingresso é tão barato se comparado com os padrões de shows internacionais no Brasil?

O Sesc é uma instituição aberta a toda a sociedade brasileira e sempre ofereceu uma grande variedade de serviços gratuitos, em todas as áreas, como forma de atender a população que não dispõe de recursos. Mesmo nos serviços que demandam pagamento, o Sesc pratica valores abaixo do mercado, de forma a democratizar o acesso à população, cumprindo com sua função social, sendo o comerciário e seus familiares contemplados com descontos por se tratar do público-alvo da instituição. A partir de 2009, além da gratuidade já praticada em diversas atividades, o Sesc deu início ao Programa de Comprometimento e Gratuidade, firmado com o governo federal por meio do Decreto nº 6.632, de 5 de novembro de 2008. Dessa forma, o Sesc destina um terço de sua receita de contribuição compulsória líquida em educação básica e continuada ou ações educativas relacionadas aos demais programas.

Evan com o Twinpines
Foto: Alexandre Vianna

Por fim, há quem questione por que diabos um cara tão grandioso como Evan Dando tenha optado por fazer shows em espaços reduzidos. Evan sempre teve prazer em tocar, eu diria até mesmo uma compulsão em tocar, também em estar no palco, seja para 1 ou 10.000 pessoas. A escolha pelos espaços reduzidos é mais simples que isso e tem a ver com showbiz. Diferentemente de como procedem a maioria das casas, digamos, comerciais, o cachê do Sesc é integral, pago com antecedência, independente da quantidade de público. O que acaba sendo mais seguro para os bookers – os profissionais responsáveis pela venda do show.

Show |Evan Dando
Quando: 3 e 4 de março de 2023. Sexta e sábado, às 19h30.
Classificação etária: 18 anos.
Onde: Arte I – 5° andar.
Duração: 60 minutos.
Capacidade: 180 lugares. (Ingressos esgotados)

SESC AVENIDA PAULISTA

Avenida Paulista, 119, São Paulo

Fone: (11) 3170-0800

Transporte Público: Estação Brigadeiro do Metrô – 350m

Aguardem que a história do Evan Dando no Brasil ainda está longe de acabar!!!! —–>

Marcos Tadeu

Marcos Tadeu

Jornalista, idealizador e apresentador do Rock Cabeça na 100,9 FM, Rádio Inconfidência FM (MG) desde 2016. Acima de tudo, um fã de rock gringo.