Evan Dando no Brasil: garimpo na London Calling

Evan Dando no Brasil: garimpo na London Calling

Aqui vamos nós para mais um inesperado capítulo da estada de Evan Dando no Brasil, ou melhor, em São Paulo, já que ele mesmo disse que se considera mais paulistano que carioca (olha a treta bairrista!). Em plena quinta-feira pós-carnaval, não é que o casal mais querido do eixo Ubatuba/Massachusetts Griffith e Teixeira baixou no tradicional bar Filial da Vila Madalena a ponto de dar uma canja (com o perdão do trocadilho) para, segundo colunistas gastronômicos de um jornal insuspeito, “ninguém”?

É como se gerente, garçons e visitantes desavisados que simplesmente se emocionaram com a beleza da performance espontânea de um artista que até então desconheciam não contassem na equação público + artistas. Uma tarde em que Evan foi levado, literalmente, para as massas… ou para a massa mesmo, já que, nesse quesito, o gringo cujo prato favorito é “qualquer um que coloquem na sua frente” (segundo revela sua mãe), não tem o que reclamar da culinária brasileira.

Mas o rolê não parou por aí, pois todo mundo sabe que São Paulo é, acima de tudo, uma cidade convidativa, em que cada minuto conta como a descoberta de alguma coisa que fará a diferença em nossa vida (percebem que eu também sou do team paulistano né?). Evan também aproveitou para fazer uma visita à Galeria do Rock, com suas lojas que se amontoam de personalidades da cena cult da cidade, bem como discos, cd’s, fitas, importados ou nacionais, vhs de shows piratas, além de apetrechos que você simplesmente não encontra em lugar nenhum do Brasil – e talvez por isso seja tão difícil descobrir um precinho mais em conta por lá.

Filmagem London Calling

E em sua passagem por uma das lojas que hoje já se tornou personagem da história do rock brasileiro, a London Calling, Evan, sempre munido do seu cartão de visita, isto é, violão, presenteou o proprietário Walter Thiago, staff e clientes sortudos com uma versão de “The Outdoor Type”: “Foi um prazer ter a visita do Evan Dando na London Calling. Ele adorou a loja, comprou discos e fez questão de tocar para nós“, relata Walter, que também trocou ideias com Evan sobre a sua visita à gravadora Taang!, responsável pelos primeiros 3 discos do Lemonheads, na fase mais punk.


Ainda segundo Walter, Evan simplesmente adorou as centenas de fotos coladas no mural da loja, boa parte com bandas gringas tiradas em tarde de autógrafos ou pocket shows na loja. “Muitas dessas bandas são de amigos dele como MC5 e MUDHONEY“, conta o dono dos registros históricos, devidamente filmados e fotografados pelo turista Dando. Veja mais no vídeo:


O que temos pra dizer é que é uma pessoa super agradável , humilde e educada assim como sua namorada Antonia. Ficamos muito contentes que ele está super bem isso é o que mais importa na verdade.

Walter Thiago – dono da London Calling

E o que você deve estar se perguntando agora é: quais discos Evan comprou na London Calling? Sim, eu sei que um acervo tão diversificado e repleto de relíquias como o da loja jamais passaria batido diante de um dos maiores amantes da música de que tenho conhecimento. Segundo Antonia, Evan gastou R$ mil reais só em discos, cujos títulos você fica por dentro agora:

4 vinis comprados por Evan Dando na London Calling:

1.Kiss – “Love gun”

Love Gun é o sexto álbum de estúdio do Kiss (que vem ao Brasil para sua tão chamada last tour em abril), lançado em junho de 1977 pela Casablanca Records, com tiragem inicial de 1 milhão de cópias. Vale lembrar que, nos anos de Taang!, Os Lemonheads chegaram a lançar versão divertida de “Plaster Caster” para uma coletânea.

2. The Jam – “In the City”

In the City é o álbum de estréia do grupo The Jam, lançado em 1977. O vocalista Paul Weller é uma grande influência de Noel Gallagher, com quem Evan chegou a gravar a polêmica “Purple Parallelogram”.


3. Velvet Underground – “VU”

VU é um álbum de 1985 do The Velvet Underground, uma espécie de compilação de outtakes gravados 1968-69. É considerado uma espécie de “álbum perdido” da banda e, por sinal, muito difícil de se encontrar.

4. Nico – “End”

Ainda no universo do Velvet Underground, temos a cantora de art-rock alemã Nico em seu quarto álbum de estúdio. Foi gravado no verão de 1974 no estúdio Sound Techniques em Londres e produzido por John Cale. O título se refere à marcante canção do The Doors.

A London Calling fica na Galeria do Rock: Rua 24 de Maio, 62 – lojas 302/304/306

Leia também sobre o passeio na Caverna!

E aí, o que achou desta parte da jornada de Evan Dando no Brasil?

Marcos Tadeu

Marcos Tadeu

Jornalista, idealizador e apresentador do Rock Cabeça na 100,9 FM, Rádio Inconfidência FM (MG) desde 2016. Acima de tudo, um fã de rock gringo.