[PREMIERE] Letícia Sanz: “Precisamos de mais Joan Jetts na vida”

[PREMIERE] Letícia Sanz:  “Precisamos de mais Joan Jetts na vida”

Que Montes Claros, no norte de Minas, tem uma forte tradição musical, isso não é segredo para ninguém. Mas que Montes Claros iria exportar algumas das roqueiras mais interessantes do cenário independente atual, certamente ninguém esperava. Tavez seja a água, a proximidade endógena da Bahia… Fato é que estão vindo de lá as vozes mais autênticas que você ouvirá este ano, como Andressa Munizo (Binarious) e Letícia Sanz, que, após mais de 13 anos de estrada e inúmeras covers, acaba de lançar o seu primeiro single autoral, “By Your Side” nas principais plataformas de streaming, o que ela considera apenas uma etapa do processo de se tornar uma artista reconhecida: “Produzir um job desse nível não é só gravar e postar nas plataformas de streamings, vai muito além”, acredita.

Letícia Sanz: made in MOC

O trabalho de Letícia Sanz também chama atenção pelo fato de ela preferir o inglês, na contramão da galera que vê no português uma forma de se fazer melhor entendido. “99% dos artistas que me inspiram suas canções são em inglês. Aí somou o útil ao agradável. Em português tenho duas composições e, por ora, não é algo que pretendo gravar”, revela. Inspirada em nomes do indie moderno, como Sheryl Crown e a banda americana Foster the People, “By your side” é uma letra simples, porém contundente, para falar de algo que a pandemia especialmente arrasou este ano: relacionamentos em geral.

Quando eu compus a letra de By Your Side, eu queria retratar algo que falasse da conexão dentro dos relacionamentos, algo que transmitisse que a conexão é união, que a conexão é muito mais do que estar. É o ser que se completa com outros seres e outras energias. É seguir o outro e caminhar junto, evoluindo junto. Seja na família, amizade ou relacionamento amoroso entre duas pessoas. E diante disso, vamos crescendo e nos moldando dentro das relações para a melhor harmonia possível. Conectar-se é entender o outro, é ter compaixão.

Letícia Sanz

Atualmente, Letícia Sanz prepara o seu primeiro EP, que deverá ser lançado ao decorrer de 2021. O trabalho será antecipado pelos singles Now ‘N’ Always e A Perfect Day – ambos agendados para o primeiro semestre do ano. Quanto a shows, Letícia tem uma ponte com a produtora mineira Alma Show, conduzida pelo músico Thalles Henrique, responsável por trazer para Beagá pesos pesados do underground como Little Room (RJ) e Violet Soda (SP).

Acompanhar o nascimento desse primeiro single da Letícia e chegar nesse momento de lançamento é gratificante. Ter visto esse processo de perto só deixa mais bonito o momento. A composição e a produção mostram como foi o amadurecimento artístico dela retratado de uma forma muito ampla dessa música. Mostrando que valeu a pena a espera do momento certo de revelação e entrada de vez nesse universo. Tenho muito orgulho de contar com a Letícia dentro do time de músicos e bandas afiliados à Alma Show.

Thalles Henrique – produtor Alma Show, guitarrista Atalanta e Possíveis Talvezes

Procuram-se mais Letícias e Joan Jetts

RC: Conta pra nós, Letícia, por que só agora resolveu soltar um single original, já que toca desde 2007?

LS: Desde 2007 eu venho compondo, tive experiência de tentar tocar com alguns músicos e desenvolver meu trabalho autoral, contudo, e vi que não fluiu, e em 2019 eu resolvi a planejar minha carreira como um plano de vida e um business. E quero levar alegria e emoção na vida das pessoas. Além da questão da maturidade, que agora sinto certeza de desenvolver meu trabalho com maior maestria e profissionalismo. E o investimento é alto em todos os sentidos, emocional, musical e financeiro. Então senti que meu momento chegou, e fui à luta.

RC: Você acha que é importante ter mais mulheres lançando e escrevendo, especialmente no rock?

LS: Com toda a certeza, o empoderamento feminino deve estar em todas as áreas, em especial compondo e tocando rock. Precisamos mais disso, de mais “Letícias” e “Joan Jetts” na vida. Desejo que tenham mais meninas saindo das aulas de música, compondo e formando suas bandas, fazendo a letra que as fizer bem, dizendo as suas verdades.

Confira o single “By Your Side”, de Letícia Sanz:

Ficha Técnica

  • Composta e interpretada por: Letícia Sanz
  • Produção: M-Uno
  • Arte da capa: Pedro Toniolo (Studio Hoccus)

Ouça agora o single “By your Side” via YouTube:

E então, o que achou do som da Letícia Sanz? Deixe suas impressões aí nos comentários! 🙂

Marcos Tadeu

Marcos Tadeu

Jornalista, idealizador e apresentador do Rock Cabeça na 100,9 FM, Rádio Inconfidência FM (MG) desde 2016. Acima de tudo, um fã de rock gringo.