Chris Cornell: A alma do Soundgarden

Chris Cornell: A alma do Soundgarden

Você conhece Christopher John Boyle? Christopher, ou melhor, Chris é um homem de muitas identidades, mas todas elas convergem para um só gênero dentro do vasto universo rock and roll : o grunge. Estou falando do vocalista e líder de bandas como Temple of The Dog, Soundgarden e Audioslave: Chris Cornell.

O Brasil e Chris Cornell sempre tiveram muito a ver. Chris Cornell já esteve aqui pelo menos 3 vezes nos últimos anos para apresentar discos-solo e, com o Soundgarden, em 2014, no Lollapalooza.

O que talvez muitos fãs do grunge não sabem, é que Chris, um ativo vocalista da cena roqueira de Seattle, começou bem antes do estourar com o Soundgarden, com projetos que então agregavam concorrentes musicais como o Pearl Jam. Estou falando do coletivo Temple of The Dog, que lançou um único álbum de mesmo nome no qual os vocais de Cornell predominavam sobre os de outro desconhecido vocalista, um tal de Eddie Vedder. O futuro líder do Pearl Jam começaria a chamar atenção da critica no forte dueto com o amigo Cornell em “Hunger Strike”.




Com o foco da música mundial voltado para Seattle por causa do hit “Smells like teen Spirit“, o grunge entrou na moda. Ciente disso, o cineasta Cameron Crowe decidiu ambientar uma comédia romântica na cidade, contando com membros do Soundgarden e Pearl Jam como figurantes e, principalmente, adicionando faixas raras das duas bandas na trilha sonora. “Singles” marca a estreia solo de Cornell, que aparece na trilha com a faixa “Seasons”.




Finalizado o hype do grunge, restou a Cornell dissolver o Soundgarden, tendo uma bela despedida do público com o clássico “Black Hole Sun”, e seguir outros rumos menos evidentes. Encabeçou o Audioslave que contava com membros do Rage Against the Machine. Quem nunca ouviu “Like a Stone”?




Cornell também produziu bons discos solo, como Euphoria Morning e Carry on, o mais recente, um cd acústico que não decepciona, e outro, o improvável ‘Scream” feito ao lado de Timbaland com batidas eletrônicas. Participou da trilha de um dos filmes de James Bond e não deixou a peteca cair em parcerias com Slash e até Carlos Santana, na qual enaltece um dos seus ídolos Robert Plant numa cover de “Whole Lotta love”.

https://www.youtube.com/watch?v=usxJSckgxAk

Qual sua música preferida de Chris Cornell e Soundgarden? Conta pra nós!

Marcos Tadeu

Marcos Tadeu

Jornalista, idealizador e apresentador do Rock Cabeça na 100,9 FM, Rádio Inconfidência FM (MG) desde 2016. Acima de tudo, um fã de rock gringo.