O que nunca te contaram sobre Bono do U2

O que nunca te contaram sobre Bono do U2

Bono. O vocalista do U2 dispensa apresentações, concorda? Mas aí você me pergunta: por que falar do Bono e não do U2? Bom, é que destrinchar carreiras solo, muitas vezes obscuras, de vocalistas famosos é um dos passatempos prediletos do Rock Cabeça. E, para completar, vamos aproveitar o aniversário de Bono, hoje, para matar a saudade.

Bono nunca lançou um disco solo, mas tem participações em trilhas, projetos e compilações suficientes para preencher no mínimo um álbum. Confira abaixo a versão de “Can’t help falling in love” de um filme bobinho “Honeymoon in Vegas” com Nicolas Cage pagando de galã. Eu me lembro que na época em que a trilha foi lançada em vinil, em 1992, comprei o disco no Carrefour para tirar a dúvida se aquele tal de Bono indicado na capa era mesmo o Bono que todos conhecemos.

Não é a toa que Bono dá uma de político nas horas vagas. O cantor pode ser chamado de “articulista do rock”. Já gravou com uma penca de artistas dos mais variados estilos: Leonard Cohen, Andrea Bocelli, Ray Charles, Rihanna, Mick Jagger, Frank Sinatra, Johnny Cash e Pavarotti.

O vídeo abaixo traz um saudoso parceiro de Bono, Michael Hutchence, em Slide Away. O vocalista e líder do INXS se suicidou em 1997, e por ocasião da morte do amigo, Bono relata um caso que transcorreu em 94, época em que Kurt Cobain explodiu a cabeça com um tiro de espingarda.

Bono e Michael estavam num táxi quando ouviram a notícia. E aí eles se olharam espantados e Michael disse: “ah, isso nunca vai acontecer conosco”.

Apesar da sua projeção mundial, Bono nunca se esqueceu de apoiar o trabalho de artistas da sua terra natal, a Irlanda. Como o grupo Corrs, por exemplo, Bono gravou um especial ao vivo, sendo que elegeu a principal vocalista, Andrea, para um dueto na trilha de “Estrela Solitária” filme do amigo de longa data Wim Wenders.

“Don’t come knocking” é apenas uma das muitas participações de Bono em trilhas do cineasta alemão Wim Wenders. E a parceria entre os dois é tão grande, que a música “Stay” do álbum Zooropa, foi feita para o filme “Tão Longe Tão Perto” do diretor.

Como o Rock Cabeça não tem o objetivo de ser óbvio, você assiste abaixo a uma versão diferente de Stay, com orquestra e sintetizador. A faixa está presente no álbum “As if to Nothing” de Craig Armstrong. Confira:

Qual sua faixa de Bono ou U2 favorita? Conta pra nós nos comentários!

Marcos Tadeu

Marcos Tadeu

Jornalista, idealizador e apresentador do Rock Cabeça na 100,9 FM, Rádio Inconfidência FM (MG) desde 2016. Acima de tudo, um fã de rock gringo.