The year punk broke: Radiotape e Devise ao vivo (Bônus: The Outs)

The year punk broke: Radiotape e Devise ao vivo (Bônus: The Outs)

Que “Bodatista” e “Luz” não estejam estouradas nas maiores FM’s do país (se é que chegam a ir ao ar) é sintomático da preguiça que assolou a grande mídia em termos do bom e velho rock and roll feito essencialmente com composições. Não tem público? Pois vejam bem: minha mulher foi (quase que empurrada) ao Festival Supernova, na A Autêntica, com a expectativa de ver “umas bandinhas de amigos meus”. Qual não foi a surpresa dela quando Badaró sobe ao palco com o seu Radiotape? “Mas como assim, eles tocam muito bem!!!!” Tela azul total. E juro que, conforme o show avançava, testemunhei sua cabeça balançando, despistadamente, é claro.

Radiotape
Selfie com a família Badaró

Fato é que Radiotape e Devise representam com dignidade o que será o Rock Mineiro em 2018, e daí pra frente. São bandas que não escondem as influências gringas – mais frequentemente Beatles – e ainda assim dão aquele quê de mineiridade às performances, seja falando de comida ou de times de futebol.  Os vocalistas e líderes, Adilson Badaró (ou só Badaró, como ele prefere) e Luís Couto, mineiros do interior, são absolutamente os mesmos fora e em cima do palco. Dois profissionais centrados, que sabem administrar com suavidade tudo aquilo que se encontra no entorno da banda, incluindo marketing e divulgação.

radiotape

O Radiotape é basicamente o Skank sem saltos. Não escolhem soluções fáceis (a cover de “If I Needed Someone” demonstra que poderiam tranquilamente seguir na carreira como um Fab Four cover). O front-man Badaró, além de músico impecável – fruto de uma experiência que ele arrasta também como músico convidado e guitarrista side-man em outras bandas – é extremamente espirituoso no palco. Nós meio que observamos ele se transformar ao longo do set list, sinal de que ele, mais do que ninguém, está se divertindo. Provoca a plateia e se afirma um “romântico, porra” ao se declarar para a noiva, Verônica Magalhães, formando o casal mais legal do rock mineiro. (Ah sim, e eu agradeço a menção ao programa “Esse tal de Rock and Roll” em meio ao delírio, viu Badaró?)

https://www.youtube.com/watch?v=bKjoHcK0IH8

E enquanto o Radiotape e seu soft-rock conquista os pouco adeptos ao som autoral com sua influência de alternative-rock dos anos 90 – eu juro que uma das intros  me lembrou fortemente o D alternado de “Into your Arms”, dos Lemonheads – o Devise traz a sua galera para a frente do palco. Muitos vestidos a caráter, com a logo Devise ou Oasis (não por acaso, bem semelhantes).

devise

Ao centro e no centro de tudo, o esguio Luís Couto deixa a timidez de lado e mostra quem manda na noite. A porrada instrumental é tanta que sua voz quase some. Estamos diante dos Pixies? Não, é apenas o jeito Devise de deixar bem claro o peso de cada integrante, especialmente o baixista Bruno Bontempo (Vaga Luz), que se espalha pelo palco e dá o tom stoner ao brit-pop de Couto. Pra completar, uma cover inusitada de “I wanna be adored”, rememorando o simbolismo do Stone Roses para a cultura pop.




Como no documentário “The Year punk broke”, um diário de viagem conjunto de tours de bandas como Nirvana, Dinosaur Jr. e Sonic Youth, creio ter visto uma versão mineira. Principalmente pelo fato de todas as bandas serem amigas, incluindo a headliner, os cariocas maneiros do The Outs. Em dado momento do show do Devise, Luís convida Badaró ao palco, que por sua vez faz humor com a “beleza” dos integrantes. “Não sou digno de dividir o palco com essas pessoas”, brinca. Estamos diante de amigos que sabem da importância de se manterem dignos e confiantes do trabalho que fazem com tanta coragem.

Pelo bem do rock, longa vida a Devise e Radiotape. Mark my words.

Bônus:

The chief não pode estar errado. O elogio de Noel Gallagher resume bem a sonoridade do The Outs, uma das bandas que melhor sorvem a influência do Oasis. Sem contar que os 4 garotos são de uma humildade incrível, e não ligaram de revelar que ficaram hospedados na casa do mecenas do indie rock, Luís Couto, durante a perna da tour em Belo Horizonte.

Escute a entrevista do The Outs para o quadro Rock Cabeça, da Inconfidência 100,9:

the outs

E aí, gosta também de The Outs, Devise e Radiotape? Deixa seu comentário aí embaixo! 

 

Marcos Tadeu

Marcos Tadeu

Jornalista, idealizador e apresentador do Rock Cabeça na 100,9 FM, Rádio Inconfidência FM (MG) desde 2016. Acima de tudo, um fã de rock gringo.