Metal das Minas com Karol Almeida: Dicionário do Rock Pesado

Metal das Minas com Karol Almeida: Dicionário do Rock Pesado

Olá! Eu sou Karol Almeida, faço parte do Coletivo Off The Rails e da Noise Distro, distribuidora de som underground em BH. Nas próximas semanas falarei um pouco sobre a cena metal e hardcore do Brasil para vocês.

Mas, o que é Hardcore? O que é Metal?

Hardcore é um estilo de rock, surgido no Sul da Califórnia. Originado do punk com letras de contexto social e político e influências do Skate e do Surf. As bandas que mais influenciam o hardcore até hoje são o Dead Kennedys, Black Flag e Bad Religion entre outros.

Normalmente utilizam guitarras mais graves, menos solos e mais riffs diretos e pesados. Muitos vocalistas utilizam o vocal mais gritado como técnica vocal. Possui variações dentro do próprio estilo, como o Hardcore Melódico, representado principalmente por bandas como Dead Fish, CPM 22 e Garage Fuzz e o Post-hardcore com Fresno e Nx Zero, que são taxadas também como Emo.

No Brasil temos as bandas Crucial Hc, Terceira Guerra e Last Warning como representantes do estilo no underground.

E o Metal? No Metal temos inúmeras variações. No Brasil os estilos mais populares são Metal Progressivo, Death Metal, Thrash Metal e o Heavy Metal.

O metal progressivo surgiu durante a década de 1980, nos EUA, tendo como um exemplo de banda pioneira o Dream Theater. O estilo é marcado por músicas de longa duração, incorporação de estruturas líricas e sonoridade complexa. No Brasil temos a banda Medjay no estilo progressivo.

Já o Death Metal agrega guitarras com baixas afinações e muito distorcidas, bateria tocada de maneira potente, uso de pedal duplo ou a famosa técnica de blast beat. Construído a partir da estrutura musical do thrash metal e da primeira onda do black metal, o death metal surgiu em meados da década de 1980. Bandas como Obtuary, Death e Morbid Angel são consideradas as principais influências no estilo. O vocal gutural é uma das características mais notáveis das bandas de death metal. No underground BR temos o Escarnium, de Salvador/BA como representantes do estilo.

O Thrash metal é um subgênero do heavy metal caracterizado por seu ritmo rápido e agressivo. Linhas de baixo bem marcadas e constantes, solos de guitarra quase obrigatórias e uma bateria utilizando bumbo duplo e muito rápida. Nesse estilo temos como representante o famoso Big Four, que são as quatro principais bandas do estilo: Anthrax, Megadeth, Metallica e Slayer. Já no Brasil temos como exemplo de Thrash Metal a banda Payback, representando o underground mineiro. E pra finalizar, temos o Heavy Metal. É um gênero que se desenvolveu principalmente entre as décadas de 1960 e 1970. Caracterizado por um timbre saturado e distorcido dos amplificadores, pelas cordas graves da guitarra para a criação de riffs e pela exploração de sonoridades em tons menores, dando um ar sombrio às composições. As primeiras bandas de heavy metal como Led Zeppelin, Deep Purple e Black Sabbath atraíram um grande público. Em meados da década de 1970, a banda Judas Priest ajudou a impulsionar a evolução do gênero suprimindo muito da influência do blues existente. No Underground brasileiro temos como exemplo a banda Hellway Train, de Belo Horizonte.

Por hoje é isso. Sugestões de pauta, mande para nós!

Até a próxima!!

Ouça novamente o quadro Metal das Minas da Karol Almeida na Rádio Inconfidência:

E então, agora é a sua vez de dizer para nós qual tipo de rock pesado é o seu! Escreve aí nos comentários….

Karol Almeida

Karol Almeida

Eu sou Karol Almeida, proprietária da Noise Distro, distribuidora de som underground em Belo Horizonte e colaboradora no Coletivo Off The Rails. Historiadora por formação, apaixonada por arte, cinema e música e me aventurando em várias outras experiências nessa vida.