Instrumentos de percussão: 3 dos mais curiosos

Que a música encanta a humanidade, não há ser vivo que conteste. E quanto mais diversificados e ricos sons e acordes, mais bela e interessante tende a ser uma performance musical. No entanto, o que dizer dos instrumentos? Será que quanto mais estranhos, mais têm a contribuir para concertos e apresentações? E, por acaso, você já se deparou com instrumentos de percussão que, além de encantarem pelo som que você não sabe de onde vem, prenderam sua atenção pelo formato incomum?  

Então prepare-se, porque, neste post, listamos alguns dos instrumentos de percussão mais curiosos do planeta. Veja abaixo.  

Idiofone 

Você pode até imaginar que nunca viu um idiofone na vida. Mas na verdade uma das versões do idiofone é aquele triângulo muito usado em apresentações de forró, no qual o som vem da própria vibração do corpo do instrumento, sem necessidade de tensioná-lo. O idiofone está compreendido na categoria dos instrumentos de percussão executados por atrito e agitação. Tá vendo só? Da próxima vez em que se deparar com um idiofone, já vai saber como se tira um som daquele triângulo enigmático.  

Afoxé 

O afoxé saiu dos centros de umbanda para ganhar espaço nos mais diversos estilos musicais, como rock, funk, forró, reggae e, claro, axé music. Trata-se de uma espécie de chocalho coberto por uma rede de bolinhas de plástico. Em relação ao material, o afoxé pode tanto ser feito de madeira quanto de plástico - ou a mistura dos dois - estilizado com miçangas ou contas em torno do seu corpo. O som do afoxé é produzido a partir do momento em que se giram as miçangas em um sentido, e o cabo do instrumento no sentido contrário. 

Carrilhão - um dos mais curiosos instrumentos de percussão do mundo 

A primeira impressão passada pelo carrilhão é de que se trata de um órgão gigante. É que, embora faça parte da linha dos instrumentos de percussão, o carrilhão é composto por um teclado que controla uma porção de sinos dos mais variados tamanhos. Se você está se perguntando onde é possível encontrar carrilhões, saiba que esses instrumentos geralmente são alojados em torres de igreja e conventos em função do grande porte. Já a origem dos carrilhões remonta à Europa do século XV, em países como França, Bélgica, Alemanha e Holanda. Gigantescos, os instrumentos simbolizam status e por isso se encontravam nas cidades mais ricas da Europa.  

Como você pode observar com esses três exemplos, os instrumentos de percussão são uns dos mais antigos do mundo e até hoje simbolizam toda a riqueza rítmica de cada cultura, independentemente do canto do planeta do qual foram originados. E se você está interessado em comprar um instrumento no mínimo exótico, procure a assistência de uma loja especializada, que apresenta profissionais capacitados para te indicar o melhor instrumento de acordo com o seu objetivo.      

E então, o que achou desse post? Na sua opinião, ficou de fora algum instrumento de percussão que tinha tudo para entrar na nossa lista? Deixe o seu comentário aí embaixo!  

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

ROCK CABEÇA no seu email!

Quer ler mais notícias como essa, diariamente?
Escreva seu email para receber todas as atualizações do site, direto na sua caixa de entrada. É gratuito e sem Spam

Não se esqueça de clicar no email de confirmação!

ROCK CABEÇA no seu email!

Que tal fazer parte da realeza do rock, com artigos exclusivos sobre os maiores astros e os melhores shows do mundo?

I’m the Prince of Darkness” - Ozzy

Não se esqueça de clicar no email de confirmação!