7 bandas e artistas da surf music que melhor traduzem esse estilo de vida em música

7 bandas e artistas da surf music que melhor traduzem esse estilo de vida em música

Vamos lá! Quem é que não se lembra daquela abertura eletrizante de “Pulp Fiction”, um dos filmes mais aclamados de Quentin Tarantino? Em 1994, o diretor americano pegou embalo na onda da surf music do antológico Dick Dale e reativou o gênero musical pelo qual músicos – e principalmente surfistas – sempre tiveram grande paixão.

E o Brasil, em especial, deve muito à surf music, pois foi justamente esse estilo que inspirou o nascimento da Jovem Guarda e hoje leva milhares de fãs, surfistas ou simpatizantes, a festivais, muitos à beira da praia, que celebram o que de melhor bandas nacionais têm lançado nesse mercado efervescente.

O melhor da surf music

Saca só a nossa lista de 7 artistas nacionais e internacionais que melhor traduzem esse estilo de vida em música, com solos de guitarra que combinam com o vai e vem dos tubos e o clima de altíssimo astral das melhores praias do mundo.  

The Beach Boys

Impossível não fazer referência ao americano The Beach Boys quando conjugamos música e surfe na mesma frase. Nos primeiros álbuns da década de 60, o The Beach Boys fazia muitas referências ao surfe – principalmente à beleza das “California Girls” – sendo que o baterista, Dennis Wilson, era um surfista de primeira linha.

The Pops

Influenciados pelo The Beach Boys, o brasileiro The Pops, ao lado de outras bandas não menos famosas como a The Jordans e a The Bells, apresentavam uma sonoridade mais clean e gostavam de transformar os vocais em melodia para os solos de guitarra. Além de tudo, foram eles que inspiraram um tal de Roberto Carlos, o Robertão, a criar a Jovem Guarda.

Link Wray

Muitos contestam a inclusão do guitarrista americano Link Wray Jr. em listas especializadas de surf music, já que suas músicas têm um toque muito mais rock and roll. No entanto, Wray sempre marca presença, pois foi o primeiro músico a ter uma faixa de rock instrumental – a base da surf music – nas paradas de sucesso.

The Ventures

Enquanto The Beach Boys se consagrou por uma surf music mais melódica, The Ventures foi uma das primeiras bandas a darem uma pegada mais rock ao estilo, que hoje influencia a maior parte das bandas brasileiras underground. O chamado “surf punk” da The Ventures vem da base de Dick Dale, e é a melhor trilha sonora possível para quem prefere radicalizar nas ondas.  

Midnight Oil

A Austrália, por razões geográficas, sempre foi o berço de grandes bandas de surf music. Outras, simplesmente por terem nascido no país, acabaram ganhando o rótulo de surf music pelo fato de caírem no gosto dos surfistas, como é o caso do Midnight Oil. Com um blues repleto de harmônicas e uma batida rock, “Blue Sky Mine”, por exemplo, é o hit preferido de 11 em cada 10 surfistas.   

Jack Johnson

Claro, não poderia faltar um legítimo surfista na lista dos músicos mais representativos da surf music. Jack Johnson nasceu no Havaí. Precisa dizer mais? Ele soube incorporar como nenhum outro artista o estilo de vida relax em suas composições à base de voz e violão que tanto encantam a mulherada.

Mullet Monster Mafia

O Mullet Monster Mafia, de São Paulo, representa muito bem a nova e super inventiva safra brasileira de surf music. Dando um toque mais punk às guitarras, mas sem deixar as raízes da surf music da The Ventures, a banda conquistou a proeza de fechar, em 2016, o “Surfer Joe Summer Festival”, na Itália, o maior festival mundial do gênero.     

Tanto aqui quanto lá fora, o surfe é uma modalidade esportiva e, mais ainda, um estilo de vida tão apaixonante que ganhou um gênero musical só seu. E não importa se as canções adotam o ritmo mais acelerado, orquestrado por solos de guitarra, ou apresentam aquela batidinha intimista, à base de baixo e violão.

Viu como a surf music tem repertório suficiente para todos os gostos, seja você surfista profissional ou somente um eterno amante do combo praia, pranchas e manobras pra lá de radicais?!

Marcos Tadeu

Marcos Tadeu

Jornalista, idealizador e apresentador do Rock Cabeça na 100,9 FM, Rádio Inconfidência FM (MG) desde 2016. Acima de tudo, um fã de rock gringo.