Instrumentos de sopro: qual a melhor marca?

Não importa se você toca saxofone, trompete ou até flauta. Instrumentos de sopro de qualidade são, sem sombra de dúvida, um dos melhores investimentos que irá fazer na sua vida de músico. O problema é que, hoje, o mercado oferece não só inúmeras opções de itens, cada qual emitindo uma variedade de timbres e demandando técnicas específicas para tocar, mas também marcas que, de tão conceituadas, tendem a gerar dúvidas na hora da compra. 

Para te ajudar a fazer uma escolha consciente, fizemos um comparativo entre os produtos de 3 grandes marcas: Paxman, JK e Spalla. Confira. 

Andrea Corr: oi, sumida

Instrumentos de sopro: Qual o seu perfil?

Antes de passarmos para as diferenças pontuais entre uma marca e outra, é bom que você defina qual tipo de instrumento de sopro tem mais a ver com seu perfil, caso ainda não seja um músico profissional. Nessa fase de aprendizado, coloque na balança desde seus gêneros musicais favoritos até o tipo de performance que desejaria fazer no futuro, para que não corra o risco de investir num instrumento caro que ficará esquecido num canto do quarto.   

Paxman

Se você não abre mão da tradição na hora de tocar uma trompa, a Paxman vai te encantar logo de cara. Isso porque até hoje a marca inglesa mantém os padrões de fabricação da época em que foi criada, em 1940, em plena segunda Guerra Mundial. O destaque das trompas da Paxman vai para o design, diferente de tudo que você já viu, e também pelo método artesanal de fabricação alinhado a tecnologias deste século. Simplesmente não dá para usar os instrumentos de sopro da Paxman sem se tornar um fã ardoroso da marca.     

JK

A alemã JK, Josef Klier, apresenta o mesmo padrão de qualidade da Paxman, embora, como diferencial, apresente linhas voltadas para o estilo musical barroco. Além do design fino e rebuscado - a JK tem em seu catálogo liras belíssimas feitas em bronze - os instrumentos de sopro da JK primam pela precisão sonora, com grande responsividade e clareza na tonicidade. Muito recomendada para músicos que trabalham em orquestras. Trompas e bocais importadas tanto da JK quanto da Paxman podem ser encontradas no Brasil.     

Spalla

Para quem está começando a estudar música, a marca chinesa Spalla não deixa a desejar em termos de qualidade e custo-benefício, embora seja de um nível inferior às já citadas Paxman e JK. Seus instrumentos são projetados para atender músicos iniciantes e intermediários, oferecendo boa afinação, sonoridade centrada e belíssimo design.

Depois de ficar por dentro das características de cada marca, é hora de definir o melhor lugar para comprar seus instrumentos de sopro. O ideal é que você procure um estabelecimento conceituado que, além de fornecer todas as orientações adicionais de que você precisa no ato da compra, vai te dar garantias e dicas para ampliar a vida útil do seu instrumento.  

E então, esse conteúdo foi realmente útil para você? Gostaria de dar alguma sugestão ou acrescentar informações sobre os instrumentos de sopro? Deixe seu comentário!  

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

ROCK CABEÇA no seu email!

Quer ler mais notícias como essa, diariamente?
Escreva seu email para receber todas as atualizações do site, direto na sua caixa de entrada. É gratuito e sem Spam

Não se esqueça de clicar no email de confirmação!

ROCK CABEÇA no seu email!

Que tal fazer parte da realeza do rock, com artigos exclusivos sobre os maiores astros e os melhores shows do mundo?

I’m the Prince of Darkness” - Ozzy

Não se esqueça de clicar no email de confirmação!