Wilco: vem ou não vem para o Brasil?

Uma das propostas do Rock Cabeça é promover um grande networking de amantes do rock online. Não importa se você é artista, jornalista, músico iniciante ou simplesmente fã. Todos estão convidados a dar sua palavra sobre aquela música que, conforme Paul Westerberg uma vez mencionou, já não entra mais pelos ouvidos, mas pelo coração.

mariana-rock-cabeca

Hoje batemos um papo com a Mariana Neri, web designer de São Paulo, que teve  uma ideia mais que original: criar uma divertida campanha em prol  de uma nova  apresentação do Wilco no Brasil. Se você não conhece muito do  Wilco ou  mesmo nunca ouviu falar, não se preocupe. A própria Mariana só foi se  apaixonar pela banda depois que ela fez a sua única apresentação até hoje por  aqui, no Rio de Janeiro.

 

Kiko Loureiro Music Business

Não custa destacar que o Wilco é hoje uma das maiores bandas do estilo conhecido como “Alt Country“. Mas, formada a partir de membros do antológico Uncle Tupelo, o Wilco não se restringe ao estilo que o marcou, flertando com o rock experimental e artistas como Feist. A maior obra prima entre as obras primas do Wilco é certamente o álbum “Yankee Hotel Foxtrot”, que fez história por ter sido recusado pela gravadora dos caras (fato brilhantemente documentado no imperdível “I am trying to break your heart“) . 

Mas chega de enrolação! Vamos à entrevista com Mariana, que gentilmente reservou um espaço entre um projeto e outro para conversar com o Rock Cabeça:

RC: Bom Mariana, conta pro Rock Cabeça como foi que começou sua obsessão pelo Wilco:

M: Infelizmente começou tarde, depois do show no Brasil. Já tinha “tentado gostar” antes mas não acabava não batendo muito. Aí o “Sky Blue Sky” saiu, amei, comecei a ouvir coisas antigas da banda e virei fã. Mas isso foi bem depois do (único) show deles no Brasil, péssimo timing 😛 Só fui ver eles ao vivo uns 5 anos depois!

wilco-coming-to-brazil-rock-cabeca

RC: E quando você teve a ideia de iniciar a “campanha” do “Is Wilco coming to Brazil?” no Face?

M: A campanha começou com o tumblr apenas. A ideia nasceu no dia que nasceu a filha da Beyoncé *risos Falei brincando no twitter que ia imitar o site www.isbabyoncebornyet.com e criar o iswilcocomingtobrazil.com e um amigo mandou mensagem falando “tenho um domínio no GoDaddy quer criar?”. Colocamos no ar poucos dias depois, 9 de janeiro de 2012. Depois eu criei a página no Facebook porque é mais fácil divulgar compartilhando o conteúdo do que apenas dando like no tumblr.

wilco-rock-cabeca

RC: A campanha já teve repercussões? Na própria fan page há fotos dos caras do Wilco respondendo à famosa pergunta…

Acho que o máximo de repercussão foi quando eles compartilharam a montagem da Copa 😛

RC: E você acha que a banda está próxima de voltar ao Brasil e comemorar os 20 anos de estrada ou não?

Eles sempre falam que sim, que “ano que vem vai rolar” e todo ano chega bem perto mas acontece alguma coisa e o show é adiado :/ Acho que com a alta do dólar fica mais difícil porque o show deles é bem caro mas espero que venham com essa turnê de 20 anos ou do disco novo.

wilco-cd-rock-cabeca
RC: E por onde anda o Wilco hoje? O que o Jeff Tweedy tem aprontado de melhor na sua opinião?

M: Eles estão gravando o disco novo e fazendo a turnê de 20 anos! Jeff fez a turnê solo com o filho e cada um se dedicou ao projeto paralelo mas acho que no segundo semestre a prioridade volta a ser o Wilco e o disco novo que deve sair no final de 2015/início de 2016. E em junho tem o festival deles, o Solid Sound, que é demais!


RC: Uma pergunta final: quando o Wilco finalmente vier ao Brasil, qual será o mote da próxima campanha?

M: Acho que quando vierem a campanha acaba 🙁 Me divirto tanto fazendo as montagens toscas, acho que vou sentir falta hehehe.

jeff-tweddy-rock-cabeca

Também curte o Wilco? Gostou da entrevista? Conta pra nós suas impressões!

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

ROCK CABEÇA no seu email!

Quer ler mais notícias como essa, diariamente?
Escreva seu email para receber todas as atualizações do site, direto na sua caixa de entrada. É gratuito e sem Spam

Não se esqueça de clicar no email de confirmação!

ROCK CABEÇA no seu email!

Que tal fazer parte da realeza do rock, com artigos exclusivos sobre os maiores astros e os melhores shows do mundo?

I’m the Prince of Darkness” - Ozzy

Não se esqueça de clicar no email de confirmação!