[PREMIERE] Acidental em tom transcendental

Conhecedores reconhecerão: a primeira reminescência ao dar aquele play no novo single do Acidental, projeto encabeçado por Alexandre M. - nome artístico de Alexandre Machado (ex-Parachamas) - é a trilha sonora de "Drive". Sim, aquele synth-pop delicioso que permeia o clássico de Nicolas Winding Refn e também remete ao Depeche Mode dos anos 80 só que com uma estética "pandêmica", seja lá o que isso significar. Qualquer semelhança com a melancolia de "But Not Tonight" não deve ser tão mera coincidência assim.

"Não há mais como apagar, se transparece no olhar, a nossa cor que nos trouxe foi tão longe e nunca vai te abandonar"

"Porto" - Acidental

Com letras e melodias introspectivas e densas, a banda apresenta canções indies inspiradas no post-rock, como é o caso de "Porto". Depois que resolveu deixar de lado o SKA (mas jamais a base de fãs catarinenses, é bom frisar) para se dedicar ao novo projeto, Alexandre M. deu vazão às suas mais diversas influências musicais, com uma liberdade que só encontra em um selo independente como a Hearts Bleed Blue, mesma de Inocentes, Autoramas e Armada, entre outros ícones do punk-rock brasileiro.

Parachamas long time ago: legião de fãs em Santa Catarina

"Porto", na verdade, é nada mais que uma versão para a faixa originalmente lançada pelo Parachamas no EP de despedida da banda, intitulado "Adeus". Canção que Alexandre considerou propícia para ser retomada em plena pandemia.

2020 está sendo o ano mais louco das nossas vidas e a gente não poderia passar sem lançar ao menos uma faixa. Por isso resolvemos soltar 'Porto', um b-side que estava guardado desde antes da pandemia. A música tem uma atmosfera bem obscura e de certo modo até tem relação com o que estamos vivendo atualmente.

Alexandre M.

Pontos de partida Acidentais

O Acidental lançou uma série de quatro EPs de duas faixas em fita cassete: "Eu Venci / Teste" (2015), "Frio / Prata" (2016), "Alguém / Texto De Um Blog Qualquer" (2017) e "Surpresa / Nada A Declarar" (2017). "Usei esse momento dos EPs para experimentar várias sonoridades e estilos, sem a necessidade de me prender a um tema ou direção. Acho que consegui, neste tempo, definir qual é a 'vibe' real da banda", diz Alexandre.

Lançamento "irônico" de coletânea do Acidental: HBB

O quinto EP, "Pronto / Partido" (2018), foi lançado em formato digital e encerra uma fase do grupo, eternizada na compilação "Grandes Momentos 2015 -2018" (2019), o primeiro material do Acidental em CD, que reúne além dos 5 EPS, versões alternativas, regravações de antigas composições de Alexandre e o cover "Nas Manhãs Do Sul Do Mundo" do grupo catarinense Expresso Rural.

Novo álbum no caminho

O álbum de estreia do Acidental está previsto para 2021, mas Alexandre já descarta ser a sonoridade de "Porto" uma espécie de prévia do próximo trabalho. "Ela tem a cara do Acidental, mas não tem a cara do disco", conta, com uma certa dose de mistério. Mistério esse que será revelado, com classe, pela gravadora Hearts Bleed Blue. Pelo menos já dá para prever que o Acidental de 2021 será ainda mais transcendental.

Confira a premiere do single "Porto", do Acidental:

Veja o lyric video de "Porto":

Ficha Técnica

  • Gravado, Mixado e Produzido por Paulo Senoni, em São Paulo-SP - Em fev/2020, antes da pandemia.
  • Masterizado por Deny Bonfante, no RVB Estúdios, em Blumenau-SC. (Set/2020 )
  • Guitarras, Synth, Vozes e Programação: Alexandre M.  Em fev/2020, antes da pandemia.
  • Arte da capa por Antonio Augusto.

Conta para nós o que achou do single "Porto" do Acidental aí nos comentários!

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

ROCK CABEÇA no seu email!

Quer ler mais notícias como essa, diariamente?
Escreva seu email para receber todas as atualizações do site, direto na sua caixa de entrada. É gratuito e sem Spam

Não se esqueça de clicar no email de confirmação!

ROCK CABEÇA no seu email!

Que tal fazer parte da realeza do rock, com artigos exclusivos sobre os maiores astros e os melhores shows do mundo?

I’m the Prince of Darkness” - Ozzy

Não se esqueça de clicar no email de confirmação!