[PREMIERE] Ramona and the Red Vipers: coragem para ser

Em se tratando de Ramona & The Red Vipers, o maior desafio é não recorrer a superlativos para descrever todo o conjunto da obra. Ok, vamos lá. Senão a melhor, trata-se de uma das melhores bandas que o underground brasileiro já trouxe ao mundo. Acha que é exagero?

Pense em qualquer variável:

  • Músicos experientes? Check.
  • Frontwoman carismática e talentosa? Check.
  • Performance hipnotizante? Check.
  • Hits? Check. Check. Check….

E o motivo deste artigo é justamente mais um sério candidato a hit dentro do repertório artesanal e requintado da Ramona & The Red Vipers. “Courage” integra o disco inédito intitulado “Escarlate”, que sai em outubro desse ano, o ano das víboras. A faixa, por sinal, é brilhantemente climática e, ao mesmo tempo, “James Bondiana”: podia tranquilamente abrir um filme da franquia, cortesia do vocal classudo de Andrea.

¨A música fala sobre medo e coragem. Sobre a sensação do inalcançável, de chegar perto mas desistir faltando pouco por conta dessa força paralisante que é o medo. Nesses tempos sombrios de tanta incerteza, é um chamado ao combate a essa estagnação, um lembrete para a gente se desafiar diariamente“, revela Andrea, a sensacional frontwoman da banda.

O single também presta homenagem a um dos músicos da antológica UAKTI. Na época em que o arranjo de “Courage” foi criado, Alê Fonseca (piano e demais instrumentos excêntricos que a banda ama usar) estava tendo aulas com ninguém menos que Marco Antônio Guimarães, do UAKTI, que apresentou, na ocasião, uma progressão harmônica barroca que ele normalmente usa em todos os seus arranjos.

Alê então relacionou a mensagem da letra de “Courage” – especialmente sobre a coragem necessária para mudar nossa realidade – com o período turbulento que Marco estava passando com o fim do UAKTI. Resultado: uma ponte para a progressão harmônica, marca registrada de Marco, no meio de Courage. “Combina bem com o caráter mântrico da linha de baixo, a ideia de usar os sinos tibetanos do começo, aliás, veio disso“, conclui Andrea.

Confira a premiere do Lyric Video de “Courage” com a Ramona & The Red Vipers:

#Ficaadica 1: O Lyric Video foi concebido pelas artistas Helena Cintra e Ágatha Araújo, que fazem uma interpretação visual à la Saul Bass (“Vertigo” de Hitchcock,  “Anatomy of a Murder” de Otto Preminger), inspiradas na abertura de “Prenda-me Se For Capaz”.

Ficha Técnica de “Courage”:

Andrea Cøpio: voz, guitarra, autoharp, panderola

Alê Fonseca: espineta, synths, sinos tibetanos

Willian Rosa: baixo, backing vocals

Pablo Campos: bateria

Composição: Andrea Cøpio

Arranjo: Érico Temponi e Alê Fonseca

Produção e mix: Leonardo Marques, na Ilha do Corvo

Lyric Video: Helena Cintra e Ágatha Araújo

Confira a performance da Ramona & the Red Vipers no Rock Cabeça Sessions:

E então, o que achou da premiere com Ramona & The Red Vipers? Tem uma banda e gostaria de apresentar seu single em primeira mão aqui? Deixe seu comentário!

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

ROCK CABEÇA no seu email!

Quer ler mais notícias como essa, diariamente?
Escreva seu email para receber todas as atualizações do site, direto na sua caixa de entrada. É gratuito e sem Spam

Não se esqueça de clicar no email de confirmação!

ROCK CABEÇA no seu email!

Que tal fazer parte da realeza do rock, com artigos exclusivos sobre os maiores astros e os melhores shows do mundo?

I’m the Prince of Darkness” - Ozzy

Não se esqueça de clicar no email de confirmação!