Live Playlist: a onda dos álbuns tocados na íntegra no palco

Recentemente, foi a vez de Damon Cough e seu Badly Drawn Boy anunciar a turnê comemorativa de 25 anos do ótimo álbum “The hour of bewilderbeast”. Para celebrar os 40 anos do seminal “Horses”, a lenda do Punk Rock cabeça, Patti Smith, convidou um time de respeito para tocar o álbum de cabo a rabo em cidades estratégicas, como Nova Iorque e Paris.

patti-smith-rock-cabeca

A prática de incluir um “classic album” inteirinho no set list, na mesma sequência das faixas originais, vem se tornando cada vez mais comum nesses tempos de Spotify, Itunes e até o Tidal de Jay-Z. Trata-se de um sintoma da retomada da indústria dos vinis, com a prensagem de títulos raros e exclusivos no formato, que leva os fãs a resgatar o gosto pelos álbuns em si.

Mas enquanto bandas como os Rolling Stones veem certa dificuldade para adaptar um álbum completo à dinamicidade de um show de arena – a próxima turnê inclui todas as canções de “Sticky Fingers”, o álbum com maior número de baladas dos Stones – outras enxergam o culto ao álbum como uma forma de dar um up na carreira que já andava meio esquecida e, claro, lucrar em cima de hits antigos, como é o caso de Bryan Adams e os 30 anos de “Reckless”. Boiou? Confira outros artistas que resolveram reinvestir no próprio catálogo em nome do saudosismo – e dos dólares a mais na conta:

smashing-pumpkins_oceania-rock-cabeca

  • Blur – The Magic Whip (2015) – Show de lançamento do álbum.
  • Smashing Pumpkins – Oceania (2012) – Exceção à regra, Billy Corgan tascou goela abaixo da audiência de um show em Nova Iorque o set list com todas as faixas do desconhecido Oceania (e ainda gravou em DVD).
  • Green Day – Dookie (1994)
  • The Lemonheads – It’s a Shame About Ray (1992)
  • Metallica – Black Album (1991)
  • Echo and The Bunnymen – Ocean Rain (1984)
  • Bruce Springsteen – Born in the USA (1984)

bruce-springsteen-rock-cabeca

E aí? Conhece outros artistas que resolveram levar para o palco álbuns antológicos? Já assistiu a alguns dos shows acima? Conta pra nós!

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

ROCK CABEÇA no seu email!

Quer ler mais notícias como essa, diariamente?
Escreva seu email para receber todas as atualizações do site, direto na sua caixa de entrada. É gratuito e sem Spam

Não se esqueça de clicar no email de confirmação!

ROCK CABEÇA no seu email!

Que tal fazer parte da realeza do rock, com artigos exclusivos sobre os maiores astros e os melhores shows do mundo?

I’m the Prince of Darkness” - Ozzy

Não se esqueça de clicar no email de confirmação!