Empilhando sinfonias com o FORKLIFT DRIVER

Entendedores entenderão. E, especialmente em momento de pandemia, terão saudades de noite regadas a indie-rock e cachorro-quente nA Obra, bar dançante, na zona centro-sul de Belo Horizonte. Estamos falando, também, do Multisofá, uma conceituada banda mineira que teve o nome inspirado em loja homônima que ficava na esquina dA Obra. E tão casual quanto o nascimento do Multisofá é a chegada do projeto Forklift Driver, de um dos integrantes do Multisofá e Vellocet, Gustavo Gusmão, que desembarcou em todos os streamings em setembro.

Segundo o, agora, one man band classifica, Forklift Driver é "voltado à composição e gravação de músicas curtas, tendo como base apenas violão, piano/ sintetizador e voz". E tudo executado com a delicadeza que só percebíamos em tempos de Multisofá, por um cara só. E o resultado é impactante, Forklift Driver é o filho bastardo de R.E.M com Teenage Fanclub, sob a benção de Big Star. It's the end of the world and we know it.

A preciosidade "Inspection" teve todas as 10 faixas escritas, gravadas e mixadas por Gustavo Gusmão. Já a masterização ficou por conta de ninguém menos que Todd Tobias, conhecido por seu trabalho de gravação com outras pérolas do indie internacional: Guided By Voices e Robert Pollard. E a melhor notícia: há ainda muito material de sobra para ser lançado em 2021. Quem topa pegar carona com esse motorista?

Gustavo Gusmão: o Driver do Forklift

RC - O que você quis dizer ao nomear o projeto como "Forklift Driver" - Motorista de Empilhadeira? Tem alguma relação com a métrica do processo de composição de canções?

GG - Forklift Driver era um nome que eu me deparava de vez em quando, assistindo TV ou escutando música. Não foi minha intenção gastar muito tempo pensando em um nome - queria algo simples e cotidiano, que não viesse a sobrepor as músicas e não tivesse margem para muitas interpretações. Realmente não teve relação com a forma ou métrica do processo de composição.

RC - Quanto da sonoridade do Multisofá está presente em Inspection? Pretendem retomar a banda algum dia?

GG - Imagino que deva ter alguma similaridade, considerando que a maior parte das músicas do Multisofá e as gravações acabavam ficando mais por minha conta. Mas no Multisofá são 5 pessoas num formato mais tradicional, então entendo que a sonoridade é diferente, por absorver contribuições e características próprias de cada um. Tem também o fato de que todas as músicas do Multisofá, mesmo do album mais recente, foram feitas até 2006. As músicas do Forklift Driver são de 2006 em diante - então reflete um histórico mais recente e atual.

RC - Pretendem retomar a banda algum dia?

O Multisofá voltou em 2017 e chegamos a fazer um show de lançamento do segundo disco "MTSF" no Sonastério em 2018. Todos na banda se falam com frequência apesar de alguns já não estarem em BH. É sempre possível voltarmos a fazer algum show ou gravar algum single mas, por enquanto, não há nada planejado.

Escute agora "INSPECTION", FORKLIFT DRIVER:

Ficha Técnica:

01 - Intermissions
02 - Evolution Virtues
03 - Restless Mind
04 - Recall
05 - Accelerate
06 - Bound
07 - Under Your Guidance
08 - Season of Regrets
09 - Nightfall
10 - Here Before

Selo: Echo Warehouse
Escrito, gravado, produzido e mixado por Gustavo Gusmão 
Masterizado por Todd Tobias

Obs: O álbum está disponível nas principais plataformas digitais de música. 

E então, o que achou da sonoridade do Forklift Driver? Deixe suas impressões no comentário abaixo!

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

ROCK CABEÇA no seu email!

Quer ler mais notícias como essa, diariamente?
Escreva seu email para receber todas as atualizações do site, direto na sua caixa de entrada. É gratuito e sem Spam

Não se esqueça de clicar no email de confirmação!

ROCK CABEÇA no seu email!

Que tal fazer parte da realeza do rock, com artigos exclusivos sobre os maiores astros e os melhores shows do mundo?

I’m the Prince of Darkness” - Ozzy

Não se esqueça de clicar no email de confirmação!